6.7.10

Giddens: new labour as such is dead.

"New Labour as such is dead, and it is surely time to abandon the term itself." Anthony Giddens faz uma excelente autópsia de um dos últimos grandes impulsos renovador da social-democracia europeia. É certo que em Portugal nunca teve boa imprensa e que esta morte não é alheia aos seus problemas congénitos, mas a estratégia que o Labour desenhou para chegar de novo ao poder continua a não encontrar muitas fórmulas vencedoras de sucesso que com ele rivalizem, à excepção da via escandinava que todos citam mas ninguém tentou seriamente seguir. E quem queira procurar as novas vias para a social-demcoracia europeia não pode simplesmente fechar os olhos e fazer de conta que a terceira via nunca existiu. Pelo contrário, foi um ente de sucesso e se tem muitas culpas no cartório, tem também alguns resultados para mostrar. Quem melhor que um dos seus mentores para fazer a sua autópsia? Lendo, verá que não teve medo de expôr as feridas nem se afastou do que sempre julgou serem as forças daquela via.
Na hora de pensar de novo o futuro da esquerda democrática como projecto político de poder, é mais importante ler os que têm a coragem de dizer o que pensam do que os que apanham sempre a última moda com a facilidade de quem muda de roupa em cada estação.

1.7.10

Hello, dolly!

Durante muito tempo, ouvi nesta canção um hello, darling que não existe, mas que também fazia sentido no refrão e continuou a fazer. Haverá por aí actores/músicos para fazer mais uns musicais assim? (Aqui, a canção com que Armstrong destronou os Beatles do top, vai num excelente superdueto e em versão cabaret com Barbra Streisand).

PS quer que a Assembleia Municipal debata o futuro da política de estacionamento e circulação em Almada

"O Partido Socialista irá apresentar um requerimento para a marcação de uma Assembleia Municipal extraordinária para um debate profundo sobre o modelo de gestão e funcionamento da Empresa Pública Municipal ECALMA. Vamos pois debater aqui se queremos ou não que haja uma empresa de gestão de estacionamento e circulação em Almada, e em que é que ela deve ser diferente da ECALMA que a CDU tão mal ergueu.", disse, em declaração política na AM, a 29 de Junho, Ana Margarida Lourenço em nome do PS.
Esse debate é urgente, porque há quem defenda a ECALMA tal qual existe sem qualquer abertura à crítica, como a CDU, quem critique, mas baixinho, como o BE e até quem defenda a extinção da empresa mas vote a favor da extensão das suas responsabilidades na àrea do estacionamento, como o PSD.
O PS acha que a empresa tem que ser fortemente reformulada para cumprir as suas atribuições e quer que essa reformulação seja discutida nos lugares próprios. Assim ficará claro quem é coerente no que defende para a política de circulação e estacionamento no concelho. Vamos, pois, ao debate.
Se quiser ler a declaração de Margarida Lourenço na íntegra, ela está disponível aqui.

A escola pública pode fazer a diferença. A partir de hoje podemos ler porquê.