26.10.10

Telemóveis? Inventem um acessório para os guardarmos a mais ou menos 2 cm do corpo, já.

Faço parte dos que não dão muita importância aos anúncios catastrofistas sobre os efeitos das radiações dos telemóveis na saúde, mas, como se dizia antigamente sobre outras coisas, "vemos, ouvimos e lemos" e reconheço que este artigo da Time me deixou preocupado, a mim, viciado em andar com o telemóvel no bolso. Usa iPhone? Sabia desta instrução de segurança do iPhone 4?

When using iPhone near your body for voice calls or for wireless data transmission over a cellular network, keep iPhone at least 15 mm (5/8 inch) away from the body, and only use carrying cases, belt clips, or holders that do not have metal parts and that maintain at least 15 mm (5/8 inch) separation between iPhone and the body


O artigo diz coisas semelhantes sobre instruções do Blackberry e da Motorola. Afinal, deviamos proteger o telefone do contacto connosco, para nos protegermos do contacto com o telemóvel e, pelo menos eu, não sabia. Ou será histeria mediática? No caso, não parece. Não haverá ninguém a desenhar um acessório para guardar o telemóvel a 1,5 a 2,5 cm do corpo? Designers, ao trabalho, já.

19.10.10

Mário Murteira aponta os verdadeiros dilemas da nossa política economica

Enquanto muitos se perdem na espuma do curtissimo prazo, já nem vendo as àrvores, mas apenas alguns dos seus ramos, há quem se dedique a pensar os nossos problemas estruturais e os nossos verdadeiros problemas de fundo.
Mário Murteira, na Areia dos Dias (obrigado Acácio por me ter chamado a atenção para o link), reflecte sobre as dificuldades estruturais que nos criou a integração no capitalismo da hoje Europa alargada e que muitos, mesmo entre os que se movem profissionalmente de modo exclusivo no triângulo educação-formação-relações de trabalho ainda não viram.
Há um conflito, dificilmente superável, do curto e do longo prazo, como horizontes da Política Económica Nacional. Ou, dito doutra forma, entre a gestão precipitada da economia nacional, à beira do colapso financeiro, em ambiente de crise económica mundial, e a gestão prudente do desenvolvimento dos recursos humanos nacionais, com correspondentes reformas no sistema educativo e nas condições actuais do «diálogo social», implicando além do mais uma verdadeira metamorfose sindical.

Conseguir alguma forma de conjugação eficaz destas duas visões da Política Económica, parece ser o principal desafio da Política «tout court», no Portugal de hoje.

O problema, caro Professor, é que a metamorfose necessária para resolver esse conflito é bem mais ampla do que a sindical, é patronal, é político-ideológica, é a reinvenção dos caminhos nacionais e nem a simples gestão dos constrangimentos nem a apetência de poder de um sector liberal sem tradição e, julgo, sem futuro a médio prazo em Portugal vão por aqui.

15.10.10

Crise: uma oportunidade para redistribuir o rendimento?

Em altura de discutir alternativas para que a economia volte a crescer e com discussões orçamentais à porta, volto a citar o último livro de Joseph Stiglitz (cuja leitura já tinha recomendado aqui). Há por aí alguém à esquerda, ao centro ou à direita que se reconheça nas seguintes frases sobre os EUA e queira tirar conclusões sobre a sua transferibilidade para as opções que Portugal terá que tomar, agora, em 2011 e nos anos seguintes?

"In the end, deficit-financed stimulus spending alone remains a temporary palliative, especially as pressures mount in many countries, including the United States, over the growing debt. Critics argue that the country has simply gone from debt-financed private consumption to debt-financed public consumption. While such spending can hel spur the restructuring of the economy that is necessary to ensure longterm growth, too little of money is directed at that goal - and too much has been spent in ways that preserve the status quo.
There are other policies that could help sustain the economy - and replace the debt-financed consumption bubble. For total American consumption to be restored on a sustainable basis, there would have o be a large redistribution of income, from those at top who can afford to save, to those below who spend every penny they get. More progressive taxation (taxing those at top  more heavily, reducing taxes at the bottom) would not only do that but also help stabilize the economy . (Stigilitz, Joseph, Frefall, Londres, Allen Lane, 2010, p. 75)

Afinal, pode a crise ser uma oportunidade para redistribuir o rendimento num país que anda entre os campeões europeus da desigualdade?

Kim to Kim: it's time to pass the torch

Fonte: Time, cartoons of the week

11.10.10

Um golpe na credibilidade de quem?

O PCP considera que a atribuição do Nobel da Paz deste ano a Liu Xiaobo é um golpe na credibilidade do galardão. A ser um golpe na credibilidade de alguém, este comentário do PCP sê-lo-ia na do Partido que o escreve, se alguma tivesse em matéria de defesa dos Direitos Humanos.

Que partido, quando e a propósito de que greve escreveu esta frase?

"Face à greve______, o Partido _________ tem o dever de alertar os trabalhadores e o povo português para as implicações políticas e sociais dela decorrentes, no contexto da complexa situação que o país atravessa". Leia a resposta, querendo, aqui.

2.10.10

De links bem abertos: restrições necessárias

Um governo masoquista? (Francisco Clamote recorda que um forte ataque à dívida soberana pode ser explcação suficiente para estas medidas).
Estado de Necessidade (Não deve surpreender ninguém a extensão do meu nível de concordância com a análise de Ana Gomes sobre o que há a fazer em relação às medidas durissimas anunciadas).
A despesa, o desperdício e os funcionários (João Ricardo Vasconcelos propõe que se pergunte aos funcionários públicos que despesa cortariam no seu serviço. Não é necessário partilhar das suas premissas bloquistas para compreender que há mecanismos participativos que dão origem a grandes ideias e andamos a precisar de algumas).
Samba de uma nota só (Rui Namorado fala sobre o pluralismo do Plano Inclinado da SIC/N).

1.10.10

Anti-sindical, eu? Deixe-me rir, Tiago.

Há uma malta na blogosfera que confunde o seu alinhamento acrítico com os locais de onde vem com o comportamento dos outros.  Por vezes surpreende, às vezes irrita, outras vezes diverte. A frase que Tiago Mota Saraiva me dirige é do terceiro tipo e por isso até a repito aqui para que os leitores do Banco possam sorrir comigo:

Daqui até 24 de Novembro, seguirá a dança de cinzentos engravatados catastrofistas a proferir ameaças e a repetir chavões anti-sindicais, nos termos e moldes utilizados pelo disciplinado Paulo Pedroso, eterno actor de um certo discurso de esquerda sebastiânica que varre os socialistas em tempos pré-eleitorais.


Acontece que tenho o péssimo hábito de dizer o que penso. Às vezes irrito uns, às vezes irrrito outros. Mas não tenciono mudar e, caro Tiago Mota Saraiva, postura anti-sindical a longo prazo, como já se sente no Portugal de hoje, acaba por ser a de quem pensa que os sindicatos podem ser por muito tempo pavlovianos cães de qualquer partido, seja ele qual for, fosse ele o seu ou o meu.

A areia dos dias, nasceu um novo blogue.

O Grupo de economia e sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz decidiu abrir o blogue A areia dos dias. Conhecendo os percursos de vida e o nível de intervenção cívica do seu grupo de autores, a blogosfera em português acaba de receber um reforço de peso, se eles levarem este compromisso tão a sério como levaram tantos outros nas suas vidas.

Ao trabalho, camaradas!

Vitor Dias sabe bem e há muito que a espontaneidade das massas dá muito trabalho ao Partido. Jerónimo de Sousa já tinha feito pré-anúncio ontem, mas respeitando, claro, as decisões que aí viriam. Contudo, Vitor Dias é cauteloso e eu até acho que tem boas razões para baixar as expectativas a certos camaradas.

Os ateus sabem mais sobre Deus que os crentes?

Os ateus sabem mais sobre Deus que os crentes? Na Esquerda Republicana fala-se de um estudo nos EUA que diz que sim.