29.1.14

Obama e o estado da Uniâo: Há quem não se engane no sentido da agenda para sair da crise

Obama State of the Union 2014


"Our job is to reverse these trends.  It won’t happen right away, and we won’t agree on everything.  But what I offer tonight is a set of concrete, practical proposals to speed up growth, strengthen the middle class, and build new ladders of opportunity into the middle class." (Read more: http://www.businessinsider.com/state-of-the-union-speech-full-text-2014-1#ixzz2rm1RuDD0)

Há chefes de estado que não se enganam na agenda necessária para saír da crise. Infelizmente para nós, o autor da frase manda do outro lado do Atlântico e não é ouvido em Berlim, Bruxelas ou Lisboa..

25.1.14

O centro interno do BE está afastado dos seus eleitores e a sualiderança não o percebe

A demissão de Ana Drago da Comissão Política do BE por causa da estratégia para as eleições europeias é mais um sinal de que este partido caminha para o seu centro de gravidade interno, que, estou convencido, se encontra razoavelmente afastado das preocupações de uma boa parte do seu eleitorado.
A situação de crise é um balão de oxigénio para os partidos contra o sistema, mas a liderança política do BE falhou repetidamente o teste da adaptação estratégica das esquerdas à crise internacional e mais tarde ou mais cedo essa falha vai custar-lhe eleitorado e implicar a perda de relevância política, a menos que alguém perceba a tempo o beco sem saída em que se está a colocar.

10.1.14

Mas onde estavas tu, Zézito, em 1966?

O país agitou-se no apuramento de onde estava José Sócrates num certo sábado de 1966, em que deveria ter 8 ou 9 anos e decorreu um jogo de futebol importante para a mitologia nacional dos heróis do mar. É revelador de quem somos que um ex-Primeiro Ministro vasculhe a sua memória para relatar com precisão esse longínquo dia, que a imprena se mobilize para o fact-check de tão importante declaração e que o assunto se estenda por vários dias na imprensa e no comentário político, incluindo os mais nobres espaços.
Onde estavas tu no 25 de Abril ainda fazia sentido, porque ajudava a classificar a sede de revolução e democracia que o interrogado teria nesse dia. Mas onde estavas tu, Zézito, em 1966 apenas nos diz que José Sócrates vende, a declaração da sua morte política foi precipitada e os jornais e os analistas  pensam que o país está atento ao que ele diga ou faça.
E agora, vamos esperar por aquele sorriso gelado e a inflexão de voz a roçar a ira com que dirá domingo à noite que os seus inimigos estão sempre a construir sobre ele uma narrativa que visa diminui-lo? Ou vai ele ser capaz de não falar do assunto?
Eu não tenho a mínima curiosidade em relação ao que fazia o menino Zézito em 1966. E, honestamente, também me não mobiliza muito o que fará em 2016. Mas sinto-me ultraminoritário.

9.1.14

Pires de Lima tem posições irrevogáveis, como Paulo Portas.

O IRS devia descer, mas a ideia não passou no conselho de Ministros. O IVA da restauração também, mas ficou na mesma. O salário mínimo devia subir, mas ficou congelado. O ajustamento é demasiado agressivo e rápido. Eis algumas das coisas que o Ministro da Economia, Pires de Lima, diz na entrevista ao Público e podiam ser subscritas por Seguro, ou mesmo Jerónimo e a co-liderança bloquista. É tudo ao contrário da estratégia assumida pelo Governo a que pertence. Mas Pires de Lima tem posições irrevogáveis, como Paulo Portas. Continua Ministro, governando contra as ideias fundamentais que diz defender para a retoma económica.