20.8.09

Adiante

Já me habituei há uns anos a ser insultado de vez em quando pelo Avante. Por isso já só sorrio e passo à frente quando é dessas bandas que vem este tipo de canalhices. Mesmo que o seu autor seja o chefe de redacção da coisa. Aliás, o personagem não precisa que eu qualifique as suas qualidades democráticas. Há uns tempos encarregou-se de descrever a sua visão do mundo. Escreveu, pois, sobre o glorioso camarada Estaline, o seguinte naco de prosa: Mas a história, já se sabe, reescreve-se facilmente. E se, na Rússia de hoje, apesar dos tempos negros que se vivem e da obscuridade lançada desde há muito sobre os factos e os seus significados, voltam a aparecer cidades em que se dá o nome de Stáline a ruas, há logo quem, lá mesmo, venha advertir sobre os «crimes» cometidos ou não pelo revolucionário soviético. Foi o que pressurosamente fez Gorbatchov, que afirma não perdoar e alerta para este sobressalto russo que torna a elogiar Stáline. Diz ele que se não deve a vitória a Stáline. Estaríamos de acordo, se Gorbatchov pretendesse revelar que, para além do dirigente, há o povo. Certamente. O que ele não pode negar é que, se Stáline teve o seu papel na vitória ao lado do povo, Gorbatchov teve o papel principal na derrota do socialismo, acompanhado apenas por arrivistas e traidores de que se rodeou para torpedear a mais brilhante conquista da história da humanidade. Que quem assim descreve Estaline e ainda hoje põe entre aspas os crimes que cometeu me insulte, sinto-o como um elogio. Que o PCP tenha quem assim pensa e assim discute política em posições de destaque, faz-me apenas pensar que a sorte deles é que quem neles vota não os lê, porque não acredito que uma parte significativa dos eleitores comunistas se reveja hoje em pensamento tão anacrónico e nível de discussão de propostas tão rasteiro. Adiante.

8 comentários:

Aqueduto Livre disse...

Ele há assuntos, em minha modesta opinião, que deveriam ser resolvidos à moda do tempo do Camilo e do Eça: à bengalada.
Esse Leandro (que tem veleidades de escritor...)é um sonso mal parido, um traste, um sem carácter, um cobardolas, que se acoita nos matagais insondáveis dessa gazeta de cordel, em que se tranformou O Avante.
E, como bem titulou, Adiante, que se faz tarde.
E é preciso ganhar Almada.
Não se distraia.
Abraço,
J.A.

GMaciel disse...

Adiante, sim, porque há coisas e pessoas com as quais não vale a pena perder tempo ou latim. Contudo, é divertido confirmar que a compostura, como o verniz, desaba sob a brisa da mudança. Poder-se-á chamar a isto "a insustentável leveza do ser"... comunista?

abraço e adiante

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa.

Chego a pensar que o feroz ataque que lhe fizeram e que tanto nos fez sofrer, não veio da direita, mas desta esquerda peçonhenta.

Siga no seu caminho, conte com os seus amigos e... por favor ganhe esta Câmara!

Carlos Pinto disse...

Li a crónica do Avante! por duas vezes, para ter a certeza de que não tinha lido mal. É simplesmente um texto canalha que me lembra as calúnias e os boatos que militantes do PCP lançaram contra Edite Estrela na sua primeira candidatura a Sintra.

Eu, que até aí nunca tinha votado no PS, votei em Edite Estrela por solidariedade.

É que há feitiços que se viram contra o próprio feiticeiro.

Anónimo disse...

Bom dia, li com atenção o artigo, do avante e santa paciência, penso mesmo que comentar ou dar crédito a tal é mesmo imprudente e desnecessário pois só irá publicitá-lo.... há coisas que nasceram pequeninas e sempre o serão é o caso do Avante.

Ao contrário de alguns camaradas que aqui deixaram o seu comentário sempre votei PS, provenho da chamada esquerda radical e o principal motivo no tempo da adesão ao PS foi o sentimento que a liberdade é o bem mais precioso da democracia na luta contra o autoritarismo e obscurantismo, provavelmente o colunista do avante aderiu ao pc por outro motivos que não a liberdade e o respeito pelos demais.

Alex disse...

Paulo
Acho que foste demasiado delicado e meigo para com esse canalha que escreve coisas que são muito mais que canalhices. O que este canalha escreve é inqualificável e inacreditável. Quem assim escreve é da mesma escola dos que, bem antes de Abril,caluniavam e denunciavam antifascistas levando-os à prisão.
Não são assim, felizmente, a maioria dos seus eleitores.
Mas estas barbaridades cobardes e calunosas são bem a prova de que com tal gente não se deve perder tempo e não se pode esperar nada. São mesmo, como alguns lhes chamavamos no PREC, socialfascistas. É mesmo o que são. E quem, nesse partido, não se revê em tais comportamentos e, felizmente, há muitos, só tem que se demarcar de posições aviltantes como estas. Tratando-se de um artigo escrito no jornal oficial do PCP, só podemos dizer que esta é a posição oficial da sua direcção. A não ser que dela se demarquem claramente. Aqui fica o repto, nomeadamente ao seu Secretário Geral.
Mas como tu dizes..ADIANTE..a melhor resposta a esta gentalha é fazer o que tens a fazer para ganhar Almada...devolvendo-a aos cidadãos de Almada, mesmo áqueles que têm votado no PCP e que, se soubessem, que no Partido em que votam, se utilizavam tais métodos para fazer política,não o fariam..
Por isso ADIANTE Paulo..estás a fazer um trabalho excelente por ALmada..Tens um equipa de luxo a acompanhar-te..e, todos juntos, conseguirão...apesar das canalhices.

Ana Paula Fitas disse...

O texto do "Avante" é inqualificável... e num perfeito despropósito faz descer a política ao que de mais mesquinho nela se pode projectar!... mas, permite perceber que o Paulo está, de facto, a assustar o bastião de Almada! ... curiosamente, ao descer tão baixo, ajuda a candidatura do PS a subir. Votos de muito e grande sucesso!

LSO disse...

Cada vez considero mais que a melhor forma de combater forças anti-democráticas é dar eco junto das populações daquilo que pensam oficialmente. Este texto que se comenta aqui é exemplar porque no dia em que as pessoas que neles votam tomem contacto com o que eles realmente pensam e escrevem será provável que deixem de ter 40% em certas autarquias. Uma ideia gira seria publicar um folheto só com excertos de pensamentos iluminados como aquele que é destacado neste post. Quanto ao ataque a Paulo Pedroso considero-o, lamentavelmente, normal. Para gente sem princípios democráticos é linear que em tempo de guerra não se limpam armas e estamos no momento do "tudo ou nada" para preservar um concelho importante para o partido político que o domina. Se votasse em Almada e fosse eleitor da CDU pensaria seriamente em mudar o meu sentido de voto após ler coisas como esta. Cumprimentos.