4.4.13

Day after: Relvas, o cordeiro pascal da moção de censura

Miguel Relvas, foi de lobo a cordeiro pascal do PSD e, obviamente, demitiu-se. Fê-lo um dia depois da moção de censura do PS o que, por muito que venha aí argumentação racional desligando os dois factos, não pode ser politicamente verdadeiro. A política faz-se de decisões em que o tempo tem importância e este foi o tempo escolhido por ou imposto a Relvas, reforçando o gesto do PS, por muito que o venham a negar.
Esta demissão não corresponde apenas à saída de um ministro. O governo tal qual foi concebido inicialmente, deixa de existir hoje. Os equilíbrios e contrapesos dentro do PSD e entre o PSD e o CDS terão que ser refeitos para que não se assista apenas ao inexorável, rápido e porventura patético desmoronamento da coligação. 
Se Passos é ou não homem para se recompor da entrega da cabeça de Relvas, não sei. Mas sei, que se pensar que a coisa se resolve com uma promoção ou outra ou mesmo com uma mexida cirúrgica, caiu no dia a seguir à moção de censura do PS. A menos que.. acordemos um destes dias com uma remodelação tão extensa que seja, na prática, um novo Governo. 

1 comentário:

A2C disse...

O FUTEBOL E AS BOLSAS

1. É táctica deste governo que antes de um jogo de futebol com alguma importância internacional, seja lançada uma "bomba".
Já aconteceu com o PPC, com o VG e agora com o MR ... deve ser para tentar abafar o "ruído".

2. É também de notar o cuidado que este governo tem no controle dos dos estragos que o "ruído" possa fazer na Bolsa de Lisboa.
O MR só falou depois do "fecho" ao que parece antevendo a esperada "bomba" do TC de modo a concentrar todo o "ruído" numa só sessão (é só poupar).

E tudo isto a bem da Nação ... Aquela que está na lapela dos casacos!

.