10.1.14

Mas onde estavas tu, Zézito, em 1966?

O país agitou-se no apuramento de onde estava José Sócrates num certo sábado de 1966, em que deveria ter 8 ou 9 anos e decorreu um jogo de futebol importante para a mitologia nacional dos heróis do mar. É revelador de quem somos que um ex-Primeiro Ministro vasculhe a sua memória para relatar com precisão esse longínquo dia, que a imprena se mobilize para o fact-check de tão importante declaração e que o assunto se estenda por vários dias na imprensa e no comentário político, incluindo os mais nobres espaços.
Onde estavas tu no 25 de Abril ainda fazia sentido, porque ajudava a classificar a sede de revolução e democracia que o interrogado teria nesse dia. Mas onde estavas tu, Zézito, em 1966 apenas nos diz que José Sócrates vende, a declaração da sua morte política foi precipitada e os jornais e os analistas  pensam que o país está atento ao que ele diga ou faça.
E agora, vamos esperar por aquele sorriso gelado e a inflexão de voz a roçar a ira com que dirá domingo à noite que os seus inimigos estão sempre a construir sobre ele uma narrativa que visa diminui-lo? Ou vai ele ser capaz de não falar do assunto?
Eu não tenho a mínima curiosidade em relação ao que fazia o menino Zézito em 1966. E, honestamente, também me não mobiliza muito o que fará em 2016. Mas sinto-me ultraminoritário.

1 comentário:

Hans Beckert disse...

Não se sinta ultra minoritário: a confraria que integra está espalhada por todo o Mundo :-)