25.1.09

O caso dos dadores de sangue: a irritação dos oportunistas

O Bloco de Esquerda está n0 seu legítimo direito de apresentar a votação as propostas que entende quando acha mais oportuno. Pessoalmente, acho que o caso das alegadas discriminações de cidadãos homossexuais enquanto dadores de sangue são para resolver e não para agitarem bandeiras partidárias. Quando, pela mão do próprio Bloco, tive a informação de que há pessoas que se queixam dessa discriminação, agi em consciência, perguntei, sem cuidar de saber se isso era cómodo ou incómodo para o meu partido. O BE sabendo perfeitamente que esta pergunta estava feita, decidiu submeter a sua recomendação a votação. Como o Pedro Salles, que me critica irritadamente no Arrastão, deve saber, essa recomendação não teria nenhum efeito na eliminação da discriminação que exista, apenas traria a causa contra a discriminação para a lapela do Bloco. Não conte comigo para isso. Não porque ache mal que o Bloco a defenda, mas porque acho que a defende mal se age visando transformá-la em sua causa partidária. Acusa-me de ânsia mediática. Seguramente que teria mais destaque mediático se tivesse votado com o BE e contra o PS. A minha preocupação é outra. Quero que me respondam sobre como os serviços de sangue entendem o problema e depois agirei como entender e em função da resposta que obtiver. Compreendo a irritação dos oportunistas, mas quero contribuir para eliminar as discriminações dos cidadãos homossexuais, não para a transformação de uma agenda de igualdade que deveria ser um consenso democrático numa causa partidária, de toda a esquerda ou de parte dela e não quero brandir este tipo de problemas para efeitos eleitorais, mas ajudar a resolvê-los. A diferença que a atitude faz, caro Pedro Salles. Vai por caminho errado quando me vê no carneirismo ortodoxo por ter votado como votei uma proposta de resolução que acho ser um exercício meramente oportunista e inconsequente. Ou o Pedro Salles acredita que, se houver discriminação, ela se resolve com o que a resolução diz? O Pedro Salles critica-me duramente por não ter votado desta vez contra a minha bancada. Mas reparo que nunca nenhum deputado do BE votou contra a sua bancada. Estarão todos de acordo com tudo o que o BE propõe? Se não é por isso, então porque será?

Sem comentários: