19.8.10

São apenas ciganos romenos

Primeiro foi a Itália, agora a França, o "racismo de Estado" - como lhe chama alguém não identificado na notícia - recrudesce na Europa.


Bem sei que é fácil não ter simpatia por ilegais instalados em acampamentos e que há muito lip service nos protestos internacionais. Assim como é seguro que haverá muitos eleitores que aprovam sem reservas este tipo de medidas.

Mas o Estado escolher para deportação em função de um grupo étnico ou de um tipo de alojamento provisório é um indicador de que uma doença séria já tomou conta das nossas democracias. Que o faça sob aplauso popular diz-nos que os sintomas de tal doença tendem a agravar-se.

Para muitos de nós são apenas ciganos romenos, presumíveis criminosos, embora não tenham sido acusados de nenhum crime em concreto. Et voilá.

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh Paulinho é muito nobre a causa deste post mas preocupe-se primeiro com Almada e com as vergonhas que se passam na câmara...

Cristina Gomes da Silva disse...

Desculpa, Paulo, vinha aqui comentar o post e manifestar a minha preocupação relativamente ao recrudescimento da rejeição do Outro de que falas, mas não posso deixar de dizer ao anónimo anterior que não é por olharmos para longe que a "nossa casa" tem de deixar de estar "arrumada" :-)

Joana Lopes disse...

Devemos ter escrito ao mesmo tempo, Paulo...

ana maria rocha disse...

Pois,pois...com o mal dos outros podemos nós...visão resticta,afunilada de um anónimo que "aconselha" mas a modestia impede-o de se identificar.Caro Paulo partilho da sua preocupação/indignação.

Ana Paula Fitas disse...

Caro Paulo,
Obrigado por este post.
Fiz link.
Um abraço.