31.1.13

O autor de "we the people" era deficiente motor e faria hoje 261 anos


Governeur Morris, o pai fundador esquecido, nasceu a 31 de Janeiro de 1752 e é-lhe atribuído o estilo em grande parte do texto da constituição americana, incluindo a célebre entrada "We the people". Foi também o representante que mais vezes falou na Convenção Constitucional. Antes tinha sido um dos autores principais da Constituição de Nova Iorque.
Ao contrário de outros, Morris acabaria por não desempenhar posteriormente nenhum cargo de grande relevo, embora tenha representado os EUA em negociações com o Reino Unido e em França (substituindo Jefferson), passou uma década viajando pela Europa e apenas foi eleito uma vez para o Senado, em 1799, perdendo a reeleição.
Enquanto jovem, sofreu dois acidentes de que resultaram extensas lesões. Uma queimadura grave no braço direito e a amputação da perna esquerda abaixo do joelho. Esta deficiência fará dele o primeiro grande político deficiente da era moderna. Mas, não apenas as biografia sobre ele escasseiam como "silenciam" a sua deficiência e os efeitos que possa ter tido sobre a sua identidade.
Num artigo publicado no início de 2012 na Disability Studies Quarterly, Thomas A Foster procura colmatar esta lacuna, usando o diário que Governeur Morris manteve em Paris entre 1789 e 1793. Foster defende que o exemplo de Morris nos mostra uma concepção social sobre a deficiência também ele na transição para a modernidade: já não corrresponde à concepção da deficiência como aberração divinamente provocada mas também ainda não surge a visão medicalizada de deficiência. Contudo, Foster extrai dos diários a ideia de que estaria a nascer um contexto cultural negativo que via os deficientes como diferentes dos não-deficientes.

1 comentário:

Ao serviço da República disse...

Curioso, se lhe foi amputada a perna esquerda abaixo do joelho, que perna é aquela que aparece na fotografia? É que é precisamente a perna esquerda, que ao contrário da direita (amputada), está, pelos vistos, de boa saúde!