21.9.09

É campanha eleitoral, não é Carnaval

É certo que estamos em campanha eleitoral e o PSD está desesperado ao ver a distância face ao PS aumentar. Mas nada justifica que passe das marcas em populismo, transformando o CDS num partido institucional e com grande dignidade de Estado. A semana passada Manuela Ferreira Leite desferiu um ataque totalmente injustificado ao SIS mal ouviu uma frase infeliz de José Manuel Fernandes, acusando o SIS de manipulação, para acabar desmentida pelo próprio, quando reconheceu que ninguém lhe tinha mexido no sistema informático. Este fim-de-semana foi a vez de Paulo Mota Pinto, que tem a responsabilidade acrescida de ter sido Juíz do Tribunal Constitucional, a fazer a mesma figura. Procurando cavalgar o descontentamento de um magistrado por uma decisão do Conselho Superior de Magistratura, veio alegar inadmissivelmente a partidarização de tal orgão, fazendo de conta que ignora que três dos seus membros, ainda que fossem - e não são seguramente - partidariamente manipuláveis nunca fariam maioria para tomar qualquer decisão. Espero que o CSM repudie tão inaceitáveis alegações e não me venham dizer que sou parte nesse assunto porque não sou. Nada me move contra a pessoa do magistrado Rui Teixeira. Apenas não me conformarei nunca que o Estado deixe de assumir as consequências do erro que praticou. Por isso processei o Estado. Quaisquer efeitos laterais desse processo, essencial à reposição ao meu direito ao bom nome são-me alheios e Paulo Mota Pinto sabe-o muito bem, pelo que a urgência de fazer fretes à teoria da imaginária asfixia democrática não o desculpa de tal escorregadela populista do pior estilo. Eu sei que há quem ache que a campanha eleitoral é como o Carnaval, ninguém leva a mal. Mas sou um democrata radical e não me conformo com tal degradação do debate democrático.

3 comentários:

Carlos Pinto disse...

Caro Dr. Paulo Pedroso

Também eu sou um democrata radical e não gostei de ver o meu partido a fazer política com o caso concreto da avaliação do desempenho do Juiz Rui Teixeira.

As sondagens e o calor da campanha eleitoral não podem justificar tudo, sob pena de se perder o tino e a saudável confrontação democrática de ideias.

Só encontro "justificação" na pouca experiência política de Paulo Mota Pinto.

Tenho dito!

Tiago Moreira disse...

Dei por terminado o meu trabalho, na conclusão do 2º video de campanha:

http://www.youtube.com/watch?v=mIsTUgbyh9Q


Vamos construir o futuro 35 anos depois !

Tiago Moreira disse...

Link certo:

http://www.youtube.com/watch?v=GWsjYHhgr70