21.3.10

Palavras pré-PEC

Portugal entregou em Bruxelas, já José Sócrates era Primeiro-Ministro - e ainda não tinha chegado a crise internacional - um documento de estratégia para 2007 a 2013. Aí se lia:

"A estrutura da economia portuguesa, baseada predominantemente em sectores de baixos níveis de remuneração do trabalho, é também responsável por uma elevada desigualdade na repartição do rendimento.
Portugal é, ao mesmo tempo, o país da UE em que é mais elevado o risco de pobreza persistente, a qual afecta especialmente as mulheres, as crianças e os idosos(as), reflectindo uma menor capacidade de assegurar correcções por via das políticas sociais que assumem um papel decisivo na limitação do risco de pobreza nos países com níveis mais baixos de pobreza.
Com efeito, nos países com melhores níveis de coesão social, as transferências sociais asseguram uma redução em cerca de 9 pontos percentuais dos níveis de pobreza, enquanto em Portugal o efeito das transferências sociais não vai além dos 4 pontos percentuais na redução do risco de pobreza. Estes indicadores, a par dos que permitem confirmar que Portugal é o país da UE a 15 com maiores níveis de desigualdade de rendimento, sublinham a importância de as políticas públicas valorizarem de forma adequada o combate à pobreza e à exclusão social.
"


As frases precendentes foram escritas na página 18 do QREN. Mas são palavras pré-PEC, já que neste a importância dessa políticas públicas é tal que é exactamente ao combate à pobreza que foi operado o maior corte de despesa.

Sem comentários: