30.8.12

De passagem pelo Banco: Acácio Lima escreve sobre Alfredo Ribeiro dos Santos


Testemunho-homenagem ao Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos

Faleceu na terça feira, dia 28 de Agosto de 2012, O Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos que foi Médico Anestesista, no Porto, um homem muito culto, um humanista, autor de vários ensaios e um excelente historiador sobre as Revistas publicadas em Portugal, no século xx. Contava 95 anos, mas tinha, ainda, entre mãos uma biografia de Veiga Pires, um outro médico seu Professor, Amigo e também um Antifascista militante, que fica inacabada.

Foi um ativo opositor do regime corporativista de Salazar, militante do Movimento de Unidade Antifascista e do Movimento de Unidade Democrática- MUD, e ativo apoiante da Candidatura Presidencial de Norton de Matos, em 1948.

O Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos entrou na minha roda, na minha Vida, pela mão de Seu filho, meu companheiro de turma no Liceu.  E soube transmitir-me, com clareza e didatismo, a essência da Liberdade, a essência da Democracia, o primado da Democracia Representativa e a magna e decisiva questão das Liberdades, Direitos e Garantias, Individuais.
Tudo o que estruturou a minha Vida.

O Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos conheceu, conviveu de perto e foi Amigo, de personagens impares da vida portuguesa no séclo xx, nomeadamente Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão, Murilo Mendes, Agostinho da Silva.

O Dr. Alfredo Ribeiro Dos Santos era agnóstico, e,  no dizer de sua filha Milice, que corroboro, era epicurista no seu gosto pelos prazeres, pelas Revistas, pelos Livros, pela Música, pela Arte, pela Estética, pela boa Mesa, pela Beleza Feminina, pelo companheirismo. Ele amava a Vida.

Hoje, volvido mais de meio século, ainda vou buscar ao Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos,muitos dos valores que condimentam uma “Democracia Avançada”, uma pré câmara do “Socialismo”estribada na síntese :

- “O Socialismo exige Democracia”;
- “A Democracia de Pleno exige o Socialismo”.

Homenageando o Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos, solidário com as Suas Filhas Milice e Misá.

Porto, 29 de Agosto de 2012

Acácio Lima

Sem comentários: