29.8.12

Já há 50% de jovens a escolher o ensino profissional: verdade,erro ou gaffe?

Gonçalo Xufre Silva, Presidente da ANQEP, deu uma entrevista à revista "pontos de Vista" distribuída ontem com o Público.
O autor da entrevista segue a técnica de intervalar texto que supostamente deriva da conversa com citações do entrevistado entre aspas. A certa altura, sem aspas, na pág. 17 da revista, está escrito que "a verdade é que, hoje, cerca de 50 por cento dos jovens do 9º ano escolhem esta via de formação [o ensino profissional] que a ANQEP quer reforçar, valorizando-a e adaptando-a às necessidades do tecido empresarial".
Se a afirmação é verdadeira, o Ministro Crato prometeu atingir o que já estava atingido. Se não o é, ou o jornalista errou na interpretação do discurso de Gonçalo Xufre ou este cometeu, para ser elegante, uma gaffe significativa, atendendo a que deve ter um conhecimento preciso dos dados disponíveis
Não é difícil confirmar se houve promessa falsa de Crato, erro do jornalista ou gaffe de Xufre. É só pedir - e obter - os dados sobre as inscrições no 10º ano.

1 comentário:

Alexandre Rosa disse...

Não tenho os dados comigo. Contiudo tenho a ideia de ter ouvido,ainda durante o governo de Sócrates que o objectivo de ter 50% dos alunos do secundário em vias profissionais ou tecníco-profissionais, tinha já nessa altura sido atingido. A conformar-se Crato anda com dois anos de atrazo nas metas.