26.6.12

Será o Uruguai o próximo case study na luta contra a droga?

Marijuana

Portugal foi pioneiro na mudança de métodos de luta contra a droga. A nossa abordagem, primeiro foi violentamente criticada, depois passou a case study e influencia hoje muitos países. Mas, como por toda a América Latina se vai dizendo, o combate ao tráfico tem que procurar também novas soluções.
O Presidente José Mujica do Uruguai  deu o passo seguinte, ao propôr ao Congresso uma medida que com justiça considera ser de luta contra o crime organizado e visa legalizar e controlar a venda de marijuana. A Time estima que o mercado negro desta droga no país vale 750 milhões de dólares, que assim serão subtraídos ao narcotráfico.
Não faltará quem repita os clássicos argumentos sobre a ingenuidade, a perversidade e o risco de atitude tão fora do tom do consenso global. Mas também ninguém pode, olhando para a Colômbia e o México ou - a outra escala - a Guiné-Bissau, dizer que a política do combate policial e militar diminuiu ou enfraqueceu as redes mundiais de tráfico. 
Caso Mujica consiga fazer passar a sua lei no Congresso e vencer as poderosas forças que se lhe oporão, vindas de diversos lados e com motivações díspares, talvez seja daqui a uns anos o país que substitui Portugal como case study do passo seguinte no processo de luta contra o falgelo da droga.

Sem comentários: