9.6.09

Resultado do PS em Almada: reconfortante, apesar de tudo

O resultado do PS em Almada não minimiza o sentimento de desaire, mas reconforta todos os que têm vindo a trabalhar para afirmar uma alternativa política local que vire o concelho para o futuro e o cosmopolitismo. Felizmente, são muitos e mobilizados e estão a desenvolver um notável trabalho de promoção do debate político e da participação cidadã, contra poderes instalados e formas esclerosadas de entender a política e de a fazer. Tendo o PS ganho Almada nas eleições europeias, quando perdeu no distrito de Setúbal e no país, a responsabilidade dos socialistas do concelho é ainda maior na preparação da alternativa municipal que entendemos necessária. Cada eleição é diferente de todas as outras. Mas cada sinal do eleitorado é uma mensagem que deve ser entendida.

3 comentários:

P. disse...

Parabéns!

... apesar de eu não ter visto o camembert às riscas com os resultados. Onde o escondeste?

Anónimo disse...

Os resultados de Almada, de facto, não são desanimadores, mas é preciso ter em conta a quantidade de gente que sempre votou PS, mas que nas autárquicas sempre votaram na czarina.
Estou a pensar nos professores, por exemplo-
Em Almada há muitos professores e eles podem fazer a diferença. Por isso, nada de cantar vitória, contando com o ovo no dito da galinha!
De resto, de tivermos em conta os resultados das europeias, mesmo ganhando, em Almada, o PS levou na cabeça e de grande.
O que nos pode deixar uma réstea de esperança é o crescimento do BE que, esse sim, pode ajudar a faze-la saltar do poleiro.
Já nas últimas eleições autárquicas esteve quase a fazê-lo.
A grande ajuda para a manter esteve no juiz presidente da comissão de apuramento que não reconhecia como válidos muitos dos votos duvidosos, que não exigiu nova votação numa mesa em que o PSD deu "chapelada" na Costa da Caparica, nem na mesa cujo envelope andou desaparecido 2 dias; e também graças aos professores destacados para essa mesma assembleia que eram, seguramente do PCP e que estavam sempre de acordo com as posições do juiz presidente , do representante da Câmara (um tal dr. Filipe)e necessáriamente o delegado do PCP.
Por isso digo, nada de muito entusiasmo: precisamos continuar a trabalhar, com inteligencia, e esperemos que o Sócrates não estrague tudo com medidas tontas...

Borgia disse...

Reconfortante? Em 2004 teve o PS 24.667 votos. Em 2009 15.043.... é reconfortante apesar de tudo perderem 9.000 votos.
Perderam de novo o distrito para a CDU. É reconfortante.
Gostava que me explicasse como.
Só para saber.