28.8.09

A CDU/Almada confessa espontaneamente a sua incompetência na questão da Loja do Cidadão

A incompetência da CDU de Almada na gestão da vinda para o concelho de uma Loja do Cidadão atinge limites incompreensíveis. No dia em que o Governo assinou um protocolo com o município do Seixal - também CDU - para a instalação de uma loja e fiz a denúncia pública da incapacidade da CDU/Almada, responderam candidamente que o processo "foi iniciado pelo Município em 2003 e tem tido um desenvolvimento regular com acções e contactos sistemáticos junto de múltiplas entidades". Ou seja, admitiram que dura há seis anos sem quaisquer resultados. Agora, na tentativa cada vez mais desesperada de mostrar a inexistente obra, "fonte camarária" foi diligentemente anunciar ao Jornal da Região - Almada (link não disponível) que foi encontrada uma solução, só que, involuntariamente é certo, lá voltou a expôr a incompetência camarária na gestão do processo. Senão vejamos: 1. A fonte diz que anteriormente foram indicadas duas alternativas, sendo uma o Centro Comercial M. Bica e outra o edifício da ex-Junta Autónoma das Estradas, que, diz a fonte "eram boas hipóteses, mas rapidamente se chegou à conclusão que não reuniam as condições necessárias". Rapidamente? Então, após seis anos no jogo do empurra a fonte atreve-se a dizer que se chegou rapidamente a conclusões? 2. A pressa de dizer que já há uma solução foi tanta que a Câmara se esqueceu de falar primeiro com o proprietário do edifício que propõe agora (a EDP da Bernardo Francisco da Costa), pelo que, quando o jornal foi competentemente confirmar a história que lhe sopraram, a EDP respondeu que até ao momento " não existiu nenhum contacto" nesse sentido. A pressa da CDU/Almada é tanta que até se esqueceu de falar com a EDP antes de vir para os jornais. Espera-se que algum vereador ligue para a EDP mais semana menos semana, dado o ritmo a que gere este dossier, a dar conta do interesse no edifício. Cada dia que passa é mais claro que a CDU/Almada está a tentar à pressa salvar o seu mandato nas últimas semanas para tentar alterar o veredicto dos eleitores. As inaugurações à Alberto João Jardim vão suceder-se certamente. Oxalá a CDU consiga acabar bem algum dos assuntos que continuam em aberto, mas esta precipitação não augura sequer que o consiga fazer. Por mim, posso apenas dar aos cidadãos a garantia de que se a CDU não leva este assunto a bom porto antes, ou tal como já disse aos comerciantes do centro do concelho, nós resolveremos o problema depois.

4 comentários:

GMaciel disse...

O desespero é por certo muito. Por outros espaços que vou lendo, os defensores do status quo andam tão alvoroçados, que até se atropelam e desdizem uns aos outros.

GMaciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Fui eu, em nome do PS, que em Junho de 2003 apresentei a primeira Moção/Deliberação que foi unanimemente aprovada na Assembleia Municipal.

Nessa ocasião, a CDU no Executivo da Câmara, fez ouvidos de mercador e sempre que interpelava a Presidente da Câmara sobre o assunto, ela vociferava impropérios para os seus correligionários ouvirem e dando o mote para nos criticarem e atacarem, como lhes aprouvesse.
Cheguei a pedir ao Presidente da Assembleia que "metesse na ordem o Vereador Carreiras", tal era a irritação que os afrontava.

Quando, anos mais tarde, os comerciantes se organizaram e fizeram um "abaixo-assinado" pedindo a mesma coisa e porque eram 20.000 assinaturas, a coisa mudou de figura e aí, sim houve uma tentativa de pôr o Governo a pagar umas instalações para a dita loja.
Nunca a Câmara se disponibilizou para ceder um espaço adequado ou pagar uma renda para que a LOJA DO CIDADÃO fosse uma realidade.
Nesta mandato, hipócritamente, a CDU apresentou uma MOÇÃO/DELIBERAÇÃO sobre o mesmo assunto, como se ele nunca tivesse ido à Assembleia Municipal...
E todas as ditas diligências foram apenas pressões (como esta Presidente costuma fazer e sair-se bem!) junto do Governo mas nunca uma atitude pró-activa de oferecer um espaço, como tem feito para outras organizações e/ou Serviços.

E o mesmo se passa com o Centro de Atendimento a Toxicodependentes...

E com os Julgados de Paz...

e com outros recursos que poderíamos ter em Almada e que ficam esquecidos...

Por isso, Paulo Pedroso, o seu compromisso é a resposta a um desejo que a população de Almada já mostrou ter.
E acredito que vai conseguir!

Mª Odete Alexandre

Anónimo disse...

Até fazem mais, as obras para futura loja do município na Praça do MFA(houve) são clandestinas. O licenciamento, se existe não é público!!! Experimentem fazer obras sem a licensa!