29.1.10

Desigualdade no Reino Unido: um copo meio cheio

Os anos de Blair não inverteram estruturalmente as desigualdades no Reino Unido, mas interromperama tendência de crescimento que vinha de Tatcher (e já começara a estagnar com Major). A conclusão não é nova, já se tinha visto em 2006, mas foi reafirmada pelas conclusões do painel governamental sobre a igualdade (de facto, sobre a desigualdade) que foi tornado público esta semana.
Há uma semana atrás ouvi a Ministra Harriet Harman explicar a um grupo de socialistas de duas dezenas de países europeus que a interrupção sustentada do crescimento da desigualdade na década passada foi um sucesso do Labour. Não faltará quem veja na não diminuição das desigualdades o seu insucesso, evidentemente.  A desigualdade parou de crescer no Reino Unido nos anos do New abour? Parou. A desigualdade, nesses mesmos anos, diminuiu? Não. Um caso típico de copo meio cheio.
Mas há um mérito que ninguém pode tirar ao Labour, por pequeno que seja: no Reino Unido há um relatório oficial deste teor. Em Portugal também podia haver, não podia?

Sem comentários: