19.10.12

A educação de um povo/leituras #2: Como vai ser 2013? O que dizem os anuários hortofrutícolas

O LMC continua a série de leituras instrutivas da verdade a que temos direito nos media mais lidos do país. Desta vez debruça-se sobre os respeitáveis e idosos O Seringador - Reportório Crítico-jocoso e prognóstico  e o Verdadeiro Almanaque Borda d'Água - Reportório útil a toda a gente. Antes, tinha sido a vez da Ana, da Maria  e da Mariana.



HÁ VENTOS FAVORÁVEIS A SOPRAR NAS NOSSAS VELAS?
O orçamento para 2013 vai sendo vendido ao retalho para antecipar a pouco e pouco o choque hemofilático que em todo o seu esplendor explodirá esta segunda, 15 de Outubro.
Sempre atento às dinâmicas da sociedade e na vanguarda da informação, construí a previsão para 2013, para lá do orçamento e como leitura complementar, sobre os desvarios de um povo do melhor que há, suportada  nos almanaques hortofrutícolas e usando como variáveis de controlo (reminiscências da formação em sociologia) os "estudos" do Eugénio Rosa e as "análises" do Marques Mendes. Como em 2013 passarei a ser sexagenário, assumo aqui o papel do Velho da Cartola, o homem que fazia as previsões no Borda d'Água quando tinha tiragens de 300 000 exemplares, batendo largamente a revista Maria.
Os almanaques hortofrutícolas são sempre uma boa e nobre fonte de informação, porque baseados em saber acumulado e testado: O Seringador - Reportório Crítico-jocoso e prognóstico (S) já vai no 148º ano de publicação (tiragem não revelada) e o Verdadeiro Almanaque Borda d'Água - Reportório útil a toda a gente (BdA) já leva 84 anos e declara uma tiragem de 100 000 exemplares.

Eis o nosso futuro imediato em 10 andamentos:
1. Como será o primeiro dia do resto do novo ano?
2013 (ano comum) nasce a uma terça-feira, tendo domínio sobre o fogo, assegura o BdA. Já o S garante que o facto de o ano começar a uma terça o que, segundo os Antigos (com A grande), é um dia azarento como todos os demónios e prenunciativo das desgraçadas condições em que o petiz inicia a sua carreira, que deverá ser tormentosa, prenhe de misérias, desgraças, guerras, revoluções, epidemias e calamidades de toda a ordem...(uff!). Atenção, nada de desânimos, há saída, garante o S: só Deus, em sua infinita misericórdia, nos poderá livrar, mas para isso é necessário para Ele apelarmos em súplica fervorosa.
2. Qual o  planeta dominante?
Marte, o planeta da Morte, segundo o S presidirá aos destinos de 2013 o que é uma tremendíssima espiga! O BdA é mais prosaico e considera como principais características de  Marte, os metais ferro e cobre e, desta forma, 2013 será quente, seco, masculino, noturno e pouco amigo do homem. Esta dimensão de humanidade é aprofundada pelo S que, socorrendo-se do juízo fundamentado do eminente astrólogo Alfagrano, vai mais longe. Marte é inimigo do homem (excepto dos tratantes que são seus protegidos). Outra vez, em 2013?
3. Que clima vamos ter?
Mais escorreito e prosaico, o BdA garante que vamos ter uma primavera húmida a que se seguirá um verão quente. O outono vai ser seco antecipando um inverno frio e chuvoso. Uma certeza porém: a neve salpicará de branco as terras altas.
Mais gongórico, o S garante que o inverno vai ser muito frio, chuvoso como o diabo e escuro como breu. A neve não será apenas aos salpicos, garante o S: haverá neves por uma pá velha. E o outono e o inverno? Sem dúvida, sustenta o S, o estio será quente como as fornalhas de Belzebu e o outono seco que nem um arenque.
4. E no mar, como vamos navegar?
O BdA é categórico: em 2013 as tempestades e os naufrágios serão uma constante levando assim a muitos e devastadores infortúnios. No mesmo sentido, mas de forma mais devastadora, o S garante que haverá tempestades pavorosas e naufrágios tremendos.
5. E em terra,  como vai ser a lavoura?
Vai haver pancadaria tesa, garante o S. Quanto à agro-pecuária, vamos ter falta de trigo e outros grãos, garante o S. O BdA confirma que os cereais serão escassos. Já quanto ao azeite e ao vinho, os dois oragos não coincidem: haverá mediania de azeite e bastante vinho, assevera o S. Para o BdA o azeite e o vinho serão pouco abundantes. A ver vamos!
6. E vai haver eclipses?
Não há ano que se preze que não tenha a sua dose de eclipses. Em 2013 serão 2 do Sol e 3 da Lua. Total, do sol, só em 3 de Novembro. Das 10.05 às 15.29 o oceano Atlântico e suas envolventes vão mergulhar na escuridão, no reino das trevas. Mais simbólico (premonitório?) é o eclipse parcial da Lua em 25 de Abril. O que sobrará dos "ideais" de Abril?
7. E as pessoas?
O BdA é categórico sobre o que nos espera em 2013: Nas pessoas é previsível um aumento de doenças e mortes sobretudo no sexo feminino. Seremos surpreendidos  por mortes repentinas de pessoas com bastante influência e notoriedade na vida pública do país. Cuidado notáveis de Portugal! O S vai pelo mesmo caminho. O sexo feminino será mais atingido por várias enfermidades e garante também que morrerão alguns varões ilustres e grandes - vitam cum morte commutabunt! Mulheres, cuidem-se!
8. E as crianças, senhores?
Só o BdA ousa produzir juízo, mas que a mim, que vou ser avô no início de 2013, interessa particularmente pois, os que nascerem sob o domínio  de Marte serão inimigos da paz e cheios de ira vivendo sem piedade, mentindo e enganando, pelo que exige particular atenção a seus educadores pois as crianças são difíceis de educar mas também um desafio para a própria sociedade. De um fôlego, sem vírgulas como no original. Minha rica netinha...
9. Recados que calam fundo
Os nossos oráculos também têm as suas fontes e os seus conselheiros que, em verso ou em prosa, contribuem para aprofundar o pensamento prospectivo e  consolidar a dimensão analítico-empírica  em que assentam os juízos para o ano que aí vem, se, como há quem anteveja, mas carece de confirmação, o mundo não acabar antes, mais precisamente em 12.12.12.
O S recorre à edificante verve dagrande poetisa D. Maria Emilia Dinis Rocha:
Crimes nos noticiários
Engravatados vigários
Que eu fiquei desiludida.
Desliguei a televisão
Disse um enorme palavrão
E chamei p... à vida.
Sublime!
O BdA bebe do fino. Nem mais nem menos que Plotino, esse  egípcio filósofo neoplatónico, discípulo de Sacas e mestre de Porfírio:
Se um homem procura numa vida boa algo para além dela, então não é a vida boa que procura.
Profundo!
10. Haverá saída, ventos favoráveis?
Claro que sim, mas aí as nossas fontes divergem sobre a rota, o rumo, a atitude. Depois de considerar que o vaticínio para 2013 é de arrepiar o cabelo a um careca, o S, enquanto o pau vai e vem folgam as costas, aconselha que esperemos confiados que Deus Nosso Senhor nos tome sob sua omnipotente protecção, crendo sempre que acima de todos os juízos DEUS SUPER OMNIA.
No seu (perfeito) juízo, o BdA não tem dúvidas: prever o futuro implica tomadas de decisão no presente. A luta continua: Delimitar objectivos facilita a nossa vontade de lutar e as estratégias a aplicar para atingir os fins pretendidos.
Até ao fecho desta edição não conseguimos recolher as previsões do nosso analista e do nosso estudioso, mas beneficiámos das frescas declarações públicas de Jerónimo de Sousa e de José Policarpo que convictamente confirmam estas tendências para 2013.
Afinal, vai haver revolução ou não?

Sem comentários: