15.5.13

A Casa Civil adormecida

Quando se tornou notícia que o presidente do Governo Regional dos Açores não estaria no Conselho de Estado marcado para 20 de Maio por motivos de agenda, ouvi dois tipos de comentários. Tinham em comum acharem que a agenda era um pretexto para faltar à reunião. Uns, aplaudiam a decisão. Outros achavam uma falta de respeito pelo Presidente.
Quando verifico que 20 de Maio é o Dia da Autonomia, vejo que o Presidente do Governo da Região Autónoma foi apenas polido na invocação de motivos de agenda, dado que parece absolutamente óbvio que não falte às comemorações regionais desse dia.
Atendendo a que o assunto em agenda no Conselho de Estado, sendo importante não é urgente, ou o Presidente marcou de propósito a reunião para um dia em que o representante açoriano não pudesse estar, o que nem em dia de delírio conspirativo me passaria pela cabeça, ou ninguém na Casa Civil nem no secretariado do Conselho de Estado deu por ela. o que me parece bem mais provável. Provável, mas não justificado, porque os portugueses não esperam que o Presidente tenha uma Casa Civil adormecida. E quem pratica estes lapsos pode um dia com facilidade deparar-se com erros protocolares catastróficos.

Sem comentários: