13.11.13

Hipocondriacos, não percam o novo teste do colégio americano de cardiologia ao vosso risco de doença cardiovascular.

O Colégio de Cardiologia dos EUA emitiu novas orientações para o acompanhamento do colesterol que mudam do objectivo de ter um certo nível no teste do colesterol para a ´necessidade de avaliação do risco global de doença cardiovascular. Associadamente, disponibilizou um teste de risco de ter uma doença cardiovascular nos próximos dez anos e até ao fim da vida - fácil de preencher e numa simples folha de cálculo em excel - de que pode fazer download aqui. O meu resultado a 10 anos agradou-me, já quanto ao risco até ao fim da vida, fiquei menos optimista. Contudo, a disparidade quer dizer que há boas hipóteses de durar mais de dez anos se não arranjar outra fonte de problemas de saúde. Do mal o menos! Hipocondriacos que lêem este blogue, não percam o teste.

2 comentários:

jak.ohmygod!! disse...

Caro Paulo,
o teu amigo P. fez questão de me enviar o teu post e de me solicitar que fizesse a simulação. Porque diz que sou ,precisamente, hipocondríaca, mas ao mesmo tempo chateia-me por fumar e pq ando sp às voltas com o colesterol e, mais recentemente, com os triglicéridos.Desde Julho , data em que fui a uma nutricionista (porque aumentei 8 kgs nos últimos 2 anos) comecei a fazer uma "dieta". Ora bem, o resultado foi que desci o colesterol total, aumentei um bocado o tal colesterol bom e até os triglicéridos recuaram para nível saudável. O resultado agora da "dieta" é que como menos de uma forma geral (fico cheia mais depressa e controlei o consumo de doces- que foram um sedativo/anti-depressivo para compensar a morte dos meus pais. E a dieta está carregadinha de pão e bolachas Maria ou torradas. A perda de peso podia ser maior, mas 5 kgs já lá vão ( nesta altura deveriam ser já 6 a 7 , mas já não estou na fase rigorosa). Continuo a fumar, mas para os colesterólicos, é mesmo pela boca que a coisa se vai controlando, porque no meu caso a coisa é hereditária e há um nível abaixo do qual só se me tornasse vega é que acho que desceria. O básico da dieta, é aquilo que toda a gente sabe: carne branca, acima de tudo, peixito, sopa e/ou saladas, produtos magros, nada de álcool no dia-a-dia, restrição de arroz, batata, feijão- mas podem misturar-se desde que seja metade-metade, água à descrição e doce quando o rei faz anos. E, passando a publicidade, aqueles danacóis para controlo do colesterol, são realmente eficazes, mas os de marca mesmo porque os outros são mais gordos. Fiz a simulação e a 10 anos não me parece que tenha neste momento maior risco do que alguém que mesmo sendo não fumador, tenha colesterol e tensão alta.
Portanto, parte do segredo está mesmo na boca.
MP

Anónimo disse...

Verifico que os artigos aqui publicados em http://bancocorrido.blogspot.pt/ estão vedados aos comentários livres de censura (visto prévio), pelo que vou inserir este sítio na Lista dos Sítios Fascistas na Internet, em: http://fascistas.blogs.sapo.pt

Dê liberdade aos leitores do seu blogue/da sua página, assim os RESPEITANDO, e depois comunique a alteração para ser retirado da lista negra.

(lrasnra@sapo.pt)