31.8.11

Creches: o milagre da multiplicação dos lugares

São precisos mais lugares de creche e não se quer investir mais dinheiro em infraestruturas? Pedro Mota Soares encontrou o ovo de Colombo: aumenta-se o número de lugares por sala. Para isso revogou uma portaria de 1989 (sim, não é uma determinação dos despesistas do PS). Concedendo o benefício da dúvida ao milagre da multiplicação de lugares, faço aqui um pedido público de esclarecimento. Apenas dois tipos de questões:

a) Em que estudos, de que técnicos, feitos quando e onde se baseia este aumento do número de lugares por sala? O limite anterior revelou-se errado e está ultrapassado? Porquê?

b) O co-financiamento do Estado às IPSS vai ser revisto para contemplar o facto de haver mais alunos por sala, logo por educador, auxiliar, etc. ou a capitação mantém-se aumentando assim em termos reais a receita das ditas instituições?

Depois de ter respostas claras a estas duas questões direi se acredito que se podia operar este milagre, se me rendo a que é um exemplo de boa gestão ou, tese para que hoje com a informação que tenho me inclino, estamos perante uma dupla esperteza que deu ao Ministro boa imprensa e às IPSS lucro, mascarando a falta de vontade e disponilibilidade para investir no alargamento da rede de creches.

Fico à espera de que almas caridosas, nomeadamente da àrea governamental e das IPSS que aplaudiram a medida, esclareçam estas pequenas dúvidas.

1 comentário:

flash disse...

E, entretanto, enquanto se esclarece (ou aguarda ser esclarecido),que propõe para o "alargamento da rede de creches?

Aproveito a oportunidade para lhe colocar uma pergunta, que, para mim, já é recorrente: quando pensa assumir as sus funções de vereador (não executivo) da CMA, para que foi eleito?

Fernando Miguel