1.9.11

Porque é tão grande a tentação de subir o IVA?

O facto de sermos capazes de cobrar mesmo este imposto (ao contrário de outros) faz parte da explicação. Segundo se pode ver aqui e talvez surpreenda, somos dos mais eficazes da Europa a cobrar IVA. O imposto é socialmente injusto mas há uma velha regra que diz que os países focam as políticas fiscais nos impostos que os cidadãos os deixam cobrar...

2 comentários:

lima disse...

ACRESCENTO À EXPLICAÇÃO DE PAULO PEDROSO UMA OUTRA: O GOVERNO ACTUAL, O QUE PRETENDE É ARRECADAR MAIS IVA, RESTRINGINDO OU ELIMINANDO A EXTENSÃO DOS PRODUTOS TAXADOS A IVA REDUZIDO E A IVA INTERMÉDIO, LOGO POUCO IMPORTANTES PARA OS QUE TÊM RENDIMENTOS ELEVADOS, MAS MUITO IMPORTANTES PARA QUEM TEM RENDIMENTOS BAIXOS, COM UM OUTRO MIX DE CONSUMOS.

ESTE GOVERNO EXISTE PARA DEFENDER OS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES, TOUT COURT.

O IVA, NÃO É UM CUSTO PARA AS EMPRESAS COM CONTABILIDADE ORGANIZADA. MAS É UM CUSTO PARA O CONSUMOR FINAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS.

O PATRONATO FICA ASSIM DE FORA, DE CERTA FORMA, SÓ SENDO PENALIZADO PELO EFEITO RECESSIVO DA MEDIDA DE ACRÉSCIMO DO VALOR ABSOLUTO DO IVA COBRADO.

ESTA OPÇÃO DO ACTUAL GOVERNO, REVELA QUE A QUESTÃO DA “REDISTRIBUIÇÃO DO RENDIMENTO” É ALGO QUE NÃO O PREOCUPA, PREFERINDO O AGRAVAMENTO DA DIFERENCIAÇÃO DE RENDIMENTOS, NA PERDA DA COESÃO SOCIAL.

BOM TARDE.

CORDIAS SAUDAÇÕES DE MUITO APREÇO

ACÁCIO LIMA

Kruzes Kanhoto disse...

Não creio que o iva seja um imposto socialmente injusto. Afinal quem mais compra, mais paga...Talvez, isso sim, medicamentos e outros produtos essenciais devessem ser tributados a uma taxa próxima de zero.