16.1.13

É tempo de começar a discutir quando e não se haverá eleições antecipadas

O Governo parece incapaz de procurar uma plataforma que lhe permita sobreviver à tempestade que desencadeou no Verão, antes prosseguindo a rota de colisão com tudo o que Portugal construiu desde a Constituição de 1976. Mas tarde ou mais cedo, essa rota levará à inevitável acção do Presidente da República, impulsionado ou não por um gesto próprio de Paulo Portas.
A sucessão próxima de acontecimentos é particularmente propícia à necessidade de clarificação do rumo do país. Vamos saber em quanto ficou mesmo o défice de 2013 e será apresentado o plano de cortes de 4 mil milhões de euros na despesa pública ao mesmo tempo que os portugueses se estarão a aperceber da dimensão real da contracção dos seus rendimentos por força do OE 2013. Ainda no primeiro trimestre teremos a solicitação de medidas adicionais por parte da troika (mais 2000 milhões de cortes?), talvez em conjunto com a declaração de inconstitucionalidade de algumas normas do OE, com ou sem nova moratória na produção de efeitos.
É, pois, tempo de começar a discutir quando haverá eleições antecipadas e não se elas ocorrerão. Ao contrário da posição tradicional do partido a que pertenço, acho que se deve ponderar seriamente a possibilidade de pedir aos portugueses que decidam em simultâneo sobre poder autárquico e legislativo.
Embora esteja consciente de que há fortes argumentos contra esta ideia, parece-me melhor alternativa que o governo transitório de tecnocratas e menos desligitimadora politicamente que fazer dois actos eleitorais separados por três meses de diferença num ano de crise económica profunda. Como se sabe, é frequente em política ter que escolher o menor dos males.

3 comentários:

António Ribeiro disse...

Como cidadão Português e militante do PS não posso estar mais de acordo com a sua tese. Eleições legislativas antecipadas na mesma data das autárquicas.

Anónimo disse...

Pois... mas não com o Tó Zé , que não passa dos 34% e só diz banalidades...
Façam outra eleição de leader e depois logo se vê-

Zé Carlos disse...

Posição oportuna, para reflectir e agir,,,bem !

,,,,mas para anotar que, penso, que se refere ao défice de 2012,,e não 13

E, com larga mobilização, construa-se Programa ousadamente realista !

zca.