31.1.13

Que unidade querem os militantes do PS?

Dizem-me que os militantes do PS querem a unidade do partido. Mas em torno de quê?
Irão os socialistas unir-se em torno da ideia de que o Governo conduziu com sucesso embora com atraso a visão do PS e daí o regresso aos mercados ou de que está a desperdiçar parcialmente oportunidades que a atitude do BCE desde que Mário Draghi o dirige tem vindo a abrir?
Estarão de acordo quanto a que a espiral recessiva ė o resultado de um mau memorando mal negociado por um mau governo ou da má gestão dos constrangimentos introduzidos por estarmos a viver um programa de ajustamento?
Pensarão que os portugueses provocaram a crise ou que foram os erros do Euro e a especulação financeira a fazê-lo?
Irão convergir em torno da ideia de que o Estado tem que eliminar umas gorduras ocasionalmente por estarmos em crise ou de que tem que iniciar uma reforma séria para ser simultaneamente justo e sustentável?
Irão empenhar-se em construir um novo programa para a próxima década ou vão tentar, como as oposições fizeram desde 2008, capitalizar de modo oportunista os pequenos médios e grandes descontentamentos que todas as reformas geram?
Procurarão construir uma coligação de forças políticas e sociais de mudança ou tentarão chegar orgulhosamente sós ao poder com ou sem maioria, absoluta ou não?
lançarão propostas para o reforço da importância social e do peso económico dos assalariados ou tentarão ser neutros entre trabalho e capital?
Estarão empenhados em ajudar a superar o perigoso esvaziamento dos sindicatos e a secundarização do seu papel ou assistirão em silêncio ao declínio do modo como se organizam e competem que foi herdado do PREC?
Irão construir novas propostas para reduzir desigualdades ou conformar-se-ão com as que existem?
Defenderão a progressividade fiscal, a solidariedade entre grupos sociais, a prioridade à coesão ou a facilidade da cobrança e a preservação de privilégios e desprivilégios?
Quererão serviços públicos de qualidade ou tentarão privatizar, concessionar, delegar, financiar tanto quanto possível a sua prestação por outrém?
Reivindicarão um papel estratégico para o Estado ou quererão ser bem vistos por banqueiros, grupos económicos, oligarquias e interesses?

Ou, estarão os socialistas com uma vontade de unidade que deriva de o seu partido ser comandado a todos os níveis por quem se sente ameaçado pelo pluralismo interno, já que perturba as regras estabilizadas de distribuição de lugares partidários e políticos?

Receio bem que a interpretação que os Antónios estão a fazer da vontade de unidade dos militantes do PS seja a da última questão e seja independente da resposta a qualquer das anteriores. E receio que ao pensarem assim estejam certos.



5 comentários:

José disse...

Perguntas muito pertinentes que deveriam chegar a cada um dos militantes.É tempo de crise, mas a reflexão e acção consequente nunca pode parar.

A2C disse...

Se calhar é disto que estamos a falar:
CIRCULO INTERIOR (INNER CIRCLE)
a)CAMARILHAS
São grupos que se instalam no interior dos partidos e procuram manter-se no poder, na base da solidariedade e cumplicidades pessoais.
b)EQUIPAS DIRIGENTES
É o grupo de dirigentes em torno de uma liderança, onde há solidariedade politica e funcionais.
Estas EQUIPAS DIRIGENTES e CAMARILHAS DE DIRIGENTES, formam aquilo a que Duverger chama OLIGARQUIAS PESSOAIS.
e também há as
OLIGARQUIAS INSTITUCIONAIS que são os funcionários profissionais da política que sobrevivem às várias direções do partido.
Na prática é todos a querer ficar dentro do "BOTE".

Zé Carlos disse...

Car@s!
Chegado para comentar, descobri já 2 pontos de vista sobre o PS e Partidos, em geral. BOM SINAL !
Vinha e venho SAUDAR o Artigo do Paulo Pedroso, de grande oportunidade e riqueza reflexiva, sem oportunismo, quando estou a meio de escrever sobre as mesmas matérias, embora menos focados no PS.
AS PERGUNTAS expostas, libertam-me das questões PROGRAMÁTICAS, pois considero que tratam, exemplificando, da SUBSTÂNCIA das Opções que os Militantes do PS tem pela frente.
Sintonizando-me com "um prato da balança", ficarei, no meu "escrito", focado em PROTAGONISTAS, ACTORES E AGENTES da ALTERNATIVA, que tem que ser, EM COOPERAÇÃO, construída e operacionalizada.
Para os curiosos, estará no meu "Bicada4".
Saudações Progressistas !

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com José.
Acrescentar-lhe-ia que deveriam chegar a cada um dos portugueses.
Será possível um partido ser um verdadeiro laboratório de ideias e empenhar-se numa acção de envolvimento da sociedade em questões como estas?
E será possível esse partido assumir claramente perante a sociedade as posições que sobre elas tem?


fernando f disse...

vOra aí está! Um questionário a que todos os militantes deveriam responder no ato de adesão ao partido.