3.12.08
Vale a pena ler este discurso
Naturalmente, a atenção mediática ao Congresso do PCP concentrou-se nas intervenções de Jerónimo Sousa. Mas o PCP é um partido de profissionais e o Secretário-Geral faz discursos formatados para a opinião pública. Aprende-se mais sobre o que o PCP efectivamente é lendo o que disseram os seus dirigentes muito influentes e discretos. Francisco Lopes, por exemplo, que se repararem bem está em destaque em quase todas as fotografias há décadas. Foi no seu discurso que claramente se disse que o PCP
a) continua estalinista: "Partido que assume o objectivo da construção de uma sociedade nova - o socialismo e o comunismo, que tem como base teórica o marxismo-leninismo, assenta em princípios de funcionamento decorrentes do desenvolvimento criativo do centralismo democrático e afirma o seu carácter patriótico e internacionalista." ;
b) continua a não perceber o sistema político português e a não respeitar os eleitores e os protagonistas dos outros partidos políticos: "O grande capital e os seus representantes políticos não olham com indiferença para o nosso Partido e a nossa luta.
Têm os partidos que representam os seus interesses, o PS, o PSD e o CDS-PP e promovem aqueles que numa oposição de palavras não põem em causa o seu sistema de injustiça e exploração."
Vale a pena ler este discurso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Não pretendo de forma alguma defender o PCP nem negar que, bem lá no fundo, talvez ainda tenha vestígios do seu tempo estalinista. No entanto, a afirmação da alínea a não tem a ver especificamente com o estalinismo. É perfeitamente enquadrável no leninismo.
Enviar um comentário