28.7.09

Almada precisa de nova política para o centro da cidade

A Lusa noticia um novo episódio no conflito que opõe os comerciantes à Câmara Municipal de Almada. A intrânsigência da CDU, que governa o município, bem como a incapacidade de corrigir os seus erros, está a alimentar focos de tensão que poderiam ser evitados, que já chegaram a extremos que, aliás, todos os democratas devem condenar veementemente, como as injúrias a um dos comerciantes em protesto. (Contudo, ainda se espera que a CDU repudie os actos de vandalismo e as injúrias. Nós, no PS,temos uma visão muito clara sobre o que tem que ser feito. Como já escrevi anteriormente e repito: Agora há que fazer tudo o que poderia ter sido feito em tempo e corrigir o que for possível. O Município tem o dever de constituir um fundo de apoio à modernização comercial, para ajudar os comerciantes que desejem investir na modernização das suas lojas, a construção do estacionamento tem que ser acelerada, o Plano de Mobilidade tem que ser revogado. Em particular, a zona chamada pedonal, onde até passam autocarros, que excentricamente corta ao meio o principal eixo de avenidas da cidade e torna o trânsito caótico tem que ser revogada como, justamente, os comerciantes reclamam . Faz sentido que se criem zonas realmente pedonais, mas nas vias laterais e que se deixe bater o coração da cidade nas suas grandes avenidas. Faz sentido que se limite a velocidade do trânsito,mas não que se desvie das avenidas mais largas para as ruas mais estreitas, algumas delas centenárias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em todas as cidades civilizadas da Europa as zonas pedonais são mesmo sem transito.
Em Dubrovnik, por exemplo, o acesso aos hotéis que ficam nas zonas pedonais, é garantido por carretas empurradas por rapazes, que transportam as malas dos visitantes que não têm condições físicas para levarem a sua própria mala.
Nem sequer os carros da limpeza de ruas ou de rega das plantas é motorizado.
As centenas de lojas da zona são abastecidas durante a noite, para que o peão não se confronte com qualquer veículo, enquanto circula.
E isso sim é um Centro Comercial a Céu Aberto. Além disso facilita o acesso ao casco urbano mais antigo, preservando os edifícios mais antigos.
As avenidas das cidades que têm metro de superfície, são largas e não se pensa em fazer delas, zonas pedonais.
São as artérias centrais que concentram o transito das cidades, distribuindo depois os peões pelas ruas laterais!
Enfim, maneiras lógicas que a maioria presente na Câmara de Almada dificilmente percebe, porque vê a cidade como uma coutada e não como um espaço de liberdade e de bem-estar para quem lá mora!
Por favor, ganhe esta Câmara e corrija o que está a incomodar-nos!
De passagem explique bem aos cidadãos, como pensa fazer!

Anónimo disse...

Apesar de fora de contexto gostaria que justificasse o voto contra, do seu partido, das propostas do BE e do PCP, ao Piddac para o distrito de Setúbal.
É uma afronta ao desenvolvimento socio-economico.

António Manuel

Fernando Miguel disse...

O Paulo Pedroso foi eleito para a vereação da CMA. Não se alcança o que fez, faz ou fará com o seu mandato. Não é visto, nem ouvido, nas sessões camarárias ou nas assembleias municipais. De quando em vez, exercita aqui sobre Almada, como o faria um mero comentarista.
É assim que exerce, e pretende exercer, o mandato para que foi eleito?