12.6.10

Sondagem sobre Presidenciais. Parece mau para Alegre, mas não é.

A sondagem da Aximagem para o Correio da Manhã dá a Cavaco Silva 53,4% dos votos numa primeira volta das Presidenciais, coloca Manuel Alegre em segundo lugar e reduz Fernando Nobre quase à insignificância. Este resultado, num momento em que ainda não houve debates nem campanha e em que Cavaco ainda não desceu do pedestal de Presidente para sofrer a natural erosão do confronto com os adversários, demonstra que ele está muito longe de assegurar a reeleição em primeira volta. Deixa claro que há apenas um desafiador de Cavaco e parece-me que dá também razão à "pressa" de Manuel Alegre em colocar a sua candidatura no terreno, que a vida de um challenger nunca foi fácil.
A sondagem dá ainda Cavaco com vantagem significativa numa segunda volta. Ou seja, o incumbente, qual lebre, está muito à frente do seu challenger.  Mas as eleições ganham-se passo a passo. Alegre tem agora que tirar a Cavaco aqueles 3,4% mais ou menos a margem de erro que o pôem acima da reeleição na primeira volta (verifica-se, consultada a ficha técnica, que estar abaixo dos 50% está na dita margem de erro, que é de 4% para um intervalo de confiança de 95%). Bem vistas as coisas nem parece assim tanto e o resto pode vir a seguir.
A grande vantagem que a crueza dos números agora atribui a Cavaco diz, afinal, que é a campanha que vai resolver as presidenciais e que Alegre tem uma hipótese se conseguir demonstrar aos portugueses que Cavaco cabe mal no fato do Presidente de que eles vão precisar. Se não o conseguir fazer, Cavaco é reeleito. Se conseguir, tudo se discutirá entre a primeira e a segunda volta. Parece mau, mas não é.
É verdade que já se viu políticos partirem deste resultado para um desastre, mas também já se viu em Portugal, em eleições presidenciais, reviravolta eleitoral muito mais dramática. Aos que duvidam, peço para irem ver o dossier das presidenciais em que Soares acabou por derrotar Freitas do Amaral. Quem sabe, aliás, se não está reservado agora a Soares o papel de Cunhal nessa época?

PS. (Declaração de interesses, feita hoje de uma vez por todas) É público que apoio Manuel Alegre nesta eleição.

2 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Vou fazer link, Paulo.
Obrigado.
Abraço.

josé manuel faria disse...

Quer dizer: 80% do eleitorado ainda não sabe que Nobre é candidato e, mesmo assim consegue quase 9%. Não faz sentido afirmar que a votação em Nobre é irrelevante, aliás entrando de seguida em contradição ao registar que 3,4% são recuperáveis.
Acredito que Nobre vai ser a surpresa. Espere pelos debates, e vai ver.Basta Nobre comparar o seu currículo ao de Alegre.