27.2.14

CONVITE
Inquietações Pedagógicas em Tertúlia

A próxima tertúlia será no dia 27 de fevereiro, 5ª feira, das 16h30 às 19h30
Vai ter lugar no Auditório do INSTITUTO ALEMÃO DE LISBOA (Goethe Institut - Campo Mártires Pátria 37, Lisboa*) amavelmente cedido para o efeito  e contará com o apoio da Fundação Friedrich Ebert

O tema central em debate vai ser:
A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, A OFERTA EDUCATIVA E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Contamos com a colaboração de:

Paulo Pedroso, Professor Auxiliar Convidado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e consultor em política de emprego e política social no âmbito do alargamento da UE. Foi Ministro do Trabalho e Solidariedade e deputado pelo PS. Interessado na temática da construção das desigualdades sociais, também na escola.

José Castro Caldas, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde integra o Observatório sobre Crises e Alternativas. Anteriormente foi professor de economia no ISCTE-IUL onde se dedicou sobretudo ao ensino da História e da Filosofia da Economia. Os seus interesses de investigação incluem a decisão individual e coletiva, a economia institucionalista e a história da economia.

Pedro Abrantes, Sociólogo, professor da Universidade Aberta e investigador do ISCTE-IUL, onde é também docente convidado. Tem-se especializado em temas de educação, juventude e desigualdades sociais, tendo colaborado em programas educativos de intervenção em territórios marginalizados, avaliação das escolas e qualificação de adultos. 

Sob o tema geral da IGUALDADE DE OPORTUNIDADES será abordada a problemática do financiamento da educação e das escolas numa perspetiva de qualidade e equidade. Estarão em debate: O acesso à educação e às escolas, - A escolha dos percursos escolares e profissionais, - O sucesso educativo e a ligação da escola ao mundo do trabalho.

O arranque para o debate geral e a troca de ideias que caracterizam uma tertúlia, será desencadeado apartir de curtas intervenções que pretendem situar o tema central e as questões que ele levanta sob três perspetivas:

- “A Educação para o trabalho como instrumento de diferenciação curricular - afaca de dois gumes". Com a sua intervenção Paulo Pedroso vai abordar a relação entre adiferenciação curricular e a igualdade de oportunidades e as complexidades e contradições entre aintrodução da educação profissional como estratégia de ensino/aprendizagem e instrumento de seleção social.

"O cheque-ensino: história de uma ideia tóxica"É sob este ponto de vista que José Castro Caldas vai analisar as origens da proposta de cheque-ensino e os seus desenvolvimentos, o que o levará a Friedman e Hayeck mas também a evoluções posteriores decorrentes de algumas das experiências de aplicação que se conhecem.

- “A igualdade e a reprodução através da escola: metamorfoses recentes de um velho conflito”Com este tema Pedro Abrantes aprofunda a ideia que a expansão e regulação dos sistemas educativos modernos têm ocorrido numa tensão entre interesses de conservação-reprodução e de transformação-democratização, estando-se atualmente num momento político em que os primeiros voltam a ganhar ascendente sobre os segundos, com consequências sociais e educativas muito significativas. Das diversas dimensões em que este debate se desdobra, três vão ser especialmente referidas i) o financiamento paritário-discricionário vs. compensatório-participado, ii) os percursos escolares de segregação precoce vs. integração interclassista e iii) o currículo prescritivo-reificado vs. situado-biográfico.

*ACESSOS:
Metro: As estações de Metro mais próximas são "Intendente" (linha verde) e "Restauradores" (linha azul) onde se pode apanhar o "Elevador do Lavra" assim como "Avenida" (linha azul).
Autocarros: Paragens de autocarros mais próximas são de N° 723 (Algés - Desterro), de N° 30 (Metro Picoas - Picheleira), de N° 767 (Estação Damaia - Campo Mártires da Pátria) e de N° 790 (Gomes Freire - Princípe Real).
Carro: Em frente do Instituto há um parque de estacionamento subterrâneo (pago)

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