15.8.09

Terminal de contentores na Trafaria? Não, obrigado.

A recuperação da ideia de instalar na Trafaria um terminal de contentores é mais uma demonstração de que no melhor pano cai a nódoa. As afirmações do ainda Presidente da CCDRLVT e a reserva mantida no PROT enfermam de uma visão que em Almada não partilhamos de todo, segundo a qual a margem sul é uma mera área de reserva das necessidades de expansão da margem norte, dependente delas e sem autonomia estratégica e projecto próprio de afirmação. O PS em Almada há muito tempo que se pronunciou contra qualquer aumento da capacidade portuária na margem sul e, seguramente, mesmo que ele se revelasse necessário, não seria na Trafaria que poderia ocorrer. A valorização estratégica da frente de estuário para Almada é completamente oposta desse uso e é vital para a Almada do futuro que esta visão se imponha, derrotando os que ainda têm a visão do século passado. Nos últimos anos, o governo do PS deu, aliás, passos importantes na direcção do que pensamos. Recorde-se que este governo revogou definitivamente a reserva de espaço ferroviário para acesso à Trafaria, pelo que já não é, felizmente, concretizável sequer a ideia de fazer tal ligação ferroviária da Trafaria a qualquer plataforma logística. Poderiam já ter sido dados mais passos para libertar a Trafaria do risco de ser atacada pelos defensores da visão passadista que a limitaria gravemente. A gestão camarária da CDU podia ter iniciado, tal como o fizeram, por exemplo, as câmaras de Lisboa, Porto, Gaia e Matosinhos, contactos com o governo para definir as áreas de uso portuário, mista e sem actividade portuária. Não o tendo feito, renunciou por omissão a um instrumento que nos permitiria ter já a garantia do regresso a usos adequados das áreas sob reserva portuária na Trafaria. Na Assembleia Municipal, o PS já chamou a atenção para essa omissão grave e apresentou uma moção instando-a a iniciar tais negociações. O PCP, naturalmente, votou contra protegendo a inoperância da Câmara. Depois de eleito, tal como agora, recusarei liminarmente qualquer ideia de construção de um terminal de contentores na Trafaria e iniciarei os contactos para devolver a Trafaria plenamente a Almada. Discordo completamente da especulação infeliz do ainda Presidente da CCDRLVT e defenderei que a Câmara tudo faça para que a reserva mantida no PROT seja eliminada, para que esta nódoa saia do pano em que caiu.

3 comentários:

GMaciel disse...

Bravo! Muitos de nós temos esperado esta recusa de fazer da margem sul um depósito do que a margem norte não quer.

O Tejo namora Almada, o Atlântico abraça-a. Aproveitemos o que a natureza nos deu e desenvolvamos uma espécie de Riviera portuguesa. Só temos a ganhar.

Anónimo disse...

NÃO AO TERMINAL DE CONTENTORES NA TRAFARIA
O Presidente do ccdrlvt ao defender a instalação de um terminal de contentores na Trafaria, está com esse anúncio a trair e a confundir, criando um clima de instabilidade aos eleitores do Concelho e em particular à População da Trafaria, que durante os últimos quatro anos foi governada e muito bem Pela Senhora Presidente Francisca Parreira , que abdicou muitas vezes de estar com os seus enteS queridos para estar a servir a População que a Elegeu, e merece ser reeleita com maioria absoluta.
O sr Presidente do ccdrlvt agora de saída para Palmela , antes de partir pretende deixar um presente envenenado ao PS

Almada e aos seus Candidatos, , não pretendo insinuar nada ,mas estes gestos ,estas atitudes e comportamentos em tempo de eleições são frequentes ,não deveriam ser porque os cidadãos merecem mais respeito.
Não é virgem este tipo de condutas nada éticas e pouco solidárias para quem em tantos anos a servir o PS lhe deu dimensão Nacional e Internacional, na sua àrea Profissional cuja curriculum é invejável pela sua competência Profissional .

Outros camaradas procuram
descredibilizar figuras comuns que apenas se prontificaram a ajudar o PS a ganhar as Eleições emprestando o seu nome e a sua imagem e dos seus familiares e amigos de longa data fazendo de uma forma idónea com mais de quarenta anos de Almada .

FORÇA PS
FORÇA DRA FRANCISCA PARREIRA
FORÇA DR PAULO PEDROSO

Anibal Teixeira

Anónimo disse...

CONTENTORES NA TRAFARIA (NUNCA)

Dr Paulo Pedroso:ao ler o seu artigo que hoje foi publicado,subscrevo-o na integra, por concordar plenamente com o conteúdo . A forma a lucidez e a prontidão em vir a publico defender com convicção um problema que outros quiseram criar ao PS e à sua campanha.

Com toda essa segurança na forma como trata de assuntos tão delicados .

Ninguém duvide que com o Sr como Presidente da CMA o Concelho entra numa nova era de desenvolvimento com nunca teve.

Anibal Teixeira