17.1.11

Apoiamos Manuel Alegre também porque se candidata “pela igual liberdade de homens e mulheres” e porque considera “a igualdade de homens e mulheres uma prioridade da organização social” .

A Maria do Céu Cunha Rego lançou uma iniciativa dirigida, nas suas palavras, aos que de uma maneira ou de outra, trabalham pela igualdade de homens e mulheres e que a consideram uma prioridade na organização social, para sublinhar que o único projecto presidencial que dá visibilidade a este tema é o de Manuel Alegre.
Essa iniciativadeu lugar ao manifesto que se pode ler a seguir. A quem, como eu, o quiser subscrever, basta que declare essa intenção directamente para o endereço electrónico igualdade.manuelalegre@gmail.com que centraliza as respostas, indicando para além do nome e do email de contacto, o nº de Bilhete de Identidade e respectivo prazo de validade.



                                               APOIAMOS MANUEL ALEGRE


Apoiamos Manuel Alegre também porque se candidata “pela igual liberdade de homens e mulheres” e porque considera “a igualdade de homens e mulheres uma prioridade da organização social” .

Manuel Alegre não se conforma com a persistência da atribuição de “destinos” impostos às pessoas apenas em função do sexo com que nasceram. E não só porque o direito à liberdade individual é violado, mas porque a velha lógica das esferas separadas ou mais próprias – a pública para os homens e a privada para as mulheres – tem mantido e reproduzido as assimetrias conhecidas na situação das mulheres e dos homens. Em desfavor das mulheres, no acesso ao emprego e no trabalho pago, no desemprego, no tempo de trabalho não pago que sustenta a vida familiar, nos rendimentos, sejam salários ou pensões, no poder de tomar as decisões que moldam a vida de todos e todas nós, na violência social que as vê como objectos e não como sujeitos. Em desfavor dos homens, no tempo para o exercício da paternidade e na desvalorização social desse exercício, na presunção da sua incompetência para o cuidado de filhos e filhas, no abandono escolar precoce, no ensino superior, na esperança de vida, nos acidentes, na criminalidade, nas detenções, na violência social que lhes ensina violência e os pune quando a praticam.

O contrato presidencial de Manuel Alegre demonstra que este candidato entende a essência eminentemente política das razões pelas quais a Constituição atribui ao Estado, como tarefa fundamental, a promoção da igualdade de homens e mulheres , e antecipa o papel activo que, como Presidente da República, terá nesta matéria. Não só não vetando leis que contribuam para o cumprimento da norma constitucional, mas também exercendo a sua influência para que os indicadores do desenvolvimento humano revelem progressivamente a paridade de homens e mulheres em todas as esferas da vida.

Por isso nós, as mulheres e os homens que assim manifestamos apoio público a Manuel Alegre, consideramos que este tema não interessa apenas às mulheres, mas queremos sublinhar a relevância estratégica para o futuro da cidadania em Portugal da visão do único candidato para quem a igualdade de homens e mulheres é um pilar do Estado de Direito Democrático e a garantia de que haverá novas gerações de políticas de igualdade que garantam o fim das discriminações em função do sexo, da etnia, da orientação sexual, da situação económica…. É por isso uma prioridade no seu contrato presidencial.

1 comentário:

Carta a Garcia disse...

Fiz link,claro, para "A Carta a Garcia".
Abraço,OC