8.3.11

Crise da dívida na Europa: afinal quem foram os (ir)responsáveis?

Até aqui tem-se visto na chamada crise das dívidas soberanas o resultado de três irresponsabilidades da periferia europeia: os governos endividaram-se demais para financiarem os seus défices; os particulares consumiram demais e pediram demasiado dinheiro aos bancos; os bancos, para surfarem esta onda de irresponsabilidade, endividaram-se excessivamente nos mercados interbancários.
Felizmente aumenta o número dos que recordam que, sem prejuízo destes fenómenos terem existido, eles só foram possíveis porque havia bancos do centro da Europa a escoar liquidez para a periferia, lucrando sem sobreaquecer as suas economias de origem, alimentando as borbulhas imobiliárias, as pressões inflacionistas e, consequentemente, a perda de competitividade interna da periferia em relação ao centro da Europa. Tivessem esses bancos emprestado responsavelmente fora, lucrado menos ou produzido esse crédito irresponsável em casa  e os preços relativos teriam subido aí, não perdendo a periferia tanta competitividade como perdeu.
Ou seja, enquanto os particulares, os bancos e os Estados europeus periféricos absorveram liquidez da banca, por exemplo alemã, a Alemanha ganhou competitividade por ver desvalorizado o preço relativo dos seus produtos e a banca alemã obteve lucros especulativos desse crédito fácil. O Banco Central Europeu fechou os olhos a esses excessos do crédito e tudo esteve bem. Hoje, a Alemanha é mais competitiva no mercado interno e os seus bancos podem até beneficiar das altas taxas de juro das dívidas soberanas, neste novo ciclo.
Dir-me-ão que os governos da periferia falharam e não o nego. Mas falharam igualmente os do centro que fecharam os olhos e lucraram com a situação e as instituições europeias que nada fizeram pelo bem comum da Europa.
John Bruton, homem da direita europeia, ex-Primeiro-Ministro irlandês e ex-embaixador da UE nos EUA recorda que o sistema bancário europeu tem hoje um volume igual a três vezes e meia o PIB europeu enquanto o americano se queda pelos 80% do PIB e que isto não teria acontecido com uma supervisão bancária eficaz.
 Na periferia da Europa está-se, tal como aconteceu às famílias mais pobres dos EUA, a custear a irresponsabilidade bancária, os erros de supervisão e a falta de governo bancário europeu. Se esses empréstimos "predatórios" da banca inglesa, alemã, belga e francesa não tivessem ocorrido, o centro da Europa não teria lucrado tanto e os cidadãos da periferia não teriam que pagar agora os efeitos das irresponsabilidades partilhadas por cidadãos, governos e bancos de toda a Europa.
Na hora de assumir responsabilidades e pagar os custos, a Alemanha pode querer fazer de conta que nada tem que ver com isso, ou que as medidas a tomar têm que ver com a atribuição de sacrifícios acrescidos aos povos mais pobres da Europa.
Os países periféricos podem não ter alternativa à submissão ao diktat alemão, mas, se soubermos fazer força das nossas fraquezas, também temos que exigir a quem permitiu aos bancos alemães tais lucros predatórios e a quem beneficiou deste desequilíbrio  que assuma a sua quota parte de responsabilidade e a sua parte na conta da resolução dos problemas. A menos que, a Europa tal como os EUA de Bush, seja afinal escrava da irresponsabilidade da banca, protegida pelo poder central disfarçado de desregulação.
Se assim for, só nos resta esperar anos de privações, enquanto os alemães gozam os lucros da irresponsabilidade que foi também sua.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém obrigou Portugal a pedir empréstimos? Pergunta simples.