22.6.12

Pode a polícia municipal ter sido injuriada e agredida antes de o ser? Indispensável ler Óscar Mascarenhas, amanhã, no DN.

No Arrastão, Sérgio Lavos conta um episódio que Porfírio Silva, muitissimo bem, classificou entre as coisas que desgraçam uma democracia. Portanto, já está tudo dito, basta clicar e ler e eu nada tenho a acrescentar a propósito de o Diário notícias ter impresso, três horas antes de acontecer, o relato de uma intervenção da Polícia Municipal do Porto em que esta teria sido alvo de injúrias e agressões.
Apenas venho ao assunto para avisar que Óscar Mascarenhas, Provedor do Leitor do DN  - que já disse que pediu "esclarecimentos urgentes à Direção do DN, sendo certo que a notícia parece sustentar-se em informações fornecidas pelas forças policiais" - faz amanhã a análise do que aconteceu (como se lê, também no Arrastão).
Veremos se o que parece - ou seja que a Polícia Municipal difundiu  que tinha sido injuriada e agredida num evento que ainda não acontecera - é. Se for é muito grave. Da parte de uma polícia que minta antecipadamente e da parte de um jornal que difunda acriticamente tal comunicado como se de notícia se tratasse e sem sequer ter a cautela mínima de identificar a fonte. Mas, em matérias tão sensíveis, prognósticos só no final do jogo. Indispensável ler Óscar Mascarenhas.


Sem comentários: