19.4.13

Rui Moreira e a candidatura ao Porto

A candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto vai ser a que tem melhor imprensa. Personifica o político-mediaticamente correcto do momento.
O candidato não vem dos partidos ou dos sindicatos ou do futebol, mas de uma associação empresarial, o que noutros tempos seria uma desvantagem porventura inultrapasável mas hoje lhe dá uma aura de vir do mundo real, talvez da única experiência que a maior parte dos eleitores não pode partilhar. Para empresário não se entra por militância, empenhamento cívico ou fé num clube.
O candidato já foi entronizado no comentário televisivo e na opinião jornalística. Faz política, mas não no terreno das realizações sempre discutíveis ou do contraditório do debate parlamentar. Nunca teve que gerir orçamentos públicos escassos e não há erros de escolha política pelos quais possa ser responsável. Não tem que ter obra, basta-lhe oratória de acordo com o espírito do tempo. E ele sabe bem situar-se nele.
O candidato é, como todos sabem, de direita. Mas enquanto cidadão com escolhas ideológicas, teve o azar político de se aproximar de uma direita com pouco valor no mercado eleitoral. Enquanto pessoa do seu espaço político natural, o CDS, nunca seria presidenciável. Mas como independente, com as mesmas ideias e o mesmo apoio partidário passou a ser. Consta que o CDS tentou que fosse seu candidato mas Rui Moreira foi mais inteligente que isso. Transformou o CDS no partido que apoia a sua candidatura. Faz muita diferença? Há situações em que mudar o ângulo da narrativa muda o conteúdo da notícia. Esta é uma delas e parece haver muita gente que não apoiaria o CDS com Rui Moreira disposta a apoiar Rui Moreira com o CDS. faz sentido no quadro político-mediático, prova que Rui Moreira é um homem inteligente que soube posicionar os seus interesses políticos e caracteriza-nos como eleitores tanto quanto a ele como político, que é nessa única qualidade que ele é candidato.

Sem comentários: