22.6.09

Há alguém de esquerda que não se indigne com esta concepção de política de habitação?

Já sabia que a Câmara Municipal de Almada não tinha política social de habitação, apenas se limitava a realojar pessoas e que isso não diminuia factores graves de tensão social. Agora, por esta notícia, fico a saber que tem uma política de realojamento irresponsáel e que corre o risco de agravar tais factores. Obriga pessoas que não se conhecem a serem realojadas no mesmo apartamento e força-as a partilharem cozinhas e casas de banho. Nestas circunstâncias, como poderiam não surgir conflitos graves entre as pessoas? Como é possível que num país democrático e europeu uma câmara municipal realoje na mesma habitação pessoas que não se conhecem umas às outras e as force a partilhar um apartamento? Como é possível que a política de realojamento gere situações em que 3 famílias sejam forçadas a partilhar a mesma cozinha? A resposta da fonte do município, citada na notícia, é irresponsavelmente falaciosa. Diz a fonte que "na sequência da demolição da matas de Santo António, em que foram realojados os indivíduos inscritos no Plano Especial de Realojamento (PER), a autarquia, não querendo deixar ninguém na rua, alojou também alguns indivíduos que não estavam inscritos no Plano". Importa-se de repetir? Então, para a CMA realojar é forçar famílias a partilharem casas? E ainda tem o desplante de embrulhar acto tão indigno em retórica de preocupação social? Compreende-se que a fonte tenha permanecido não identificada. Deve ter tido vergonha do disparate que dizia. Não sei quantas mais famílias no município terão sido forçadas a esta violação do direito fundamental à habitação, ainda por cima disfarçada de concessão desse mesmo direito. Compreendo que não queiram que se conheça a situação, de tal modo ela é humilhante. Mas garanto-lhes que todos estes casos serão revistos e eliminados, se os almadenses me confiarem a responsabilidade pela Câmara Municipal. E espero que os almadenses percebam quanto a política que irresponsavelmente gera estas situações,em vez de resolver problemas sociais, está a espalhar barris de pólvora em factores de risco. O caso retratado na notícia da Lusa que ontem vinha no JN simboliza, só por si, a falência total da política social municipal e desqualifica completamente a gestão da CDU do mínimo de sensibilidade social para poder autoclassificar-se de esquerda. Como se não bastasse a guetização, a CDU de Almada, junta-lhe a convivência forçada. Há alguém de esquerda que não se indigne com esta concepção de política municipal de habitação?

6 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Dr. Paulo Pedroso,

O que é ser "de esquerda"? É o Sr.? É "ser-se de esquerda" falar de cor, sem conhecimento real das situações, pelas notícias de jornais? É isso que é "ser-se de esquerda", Dr. Paulo Pedroso?

O Sr. é candidato a Presidente da Câmara Municipal de Almada mas desconhece a realidade do concelho a que se candidata. Está como um outro camarada seu que aqui se candiatou e conhecia o concelho de passar de avião por cima quando regressava das suas múltiplas viagens ao exterior. Assim está o sr., Dr. Paulo Pedroso: conhece o concelho pelas (más - no sentido de mal feitas, mal construídas) notícias que vão sendo dadas nos jornais.

É pouco, Dr. Paulo Pedroso, para quem pretende ser Presidente da Câmara Municipal de Almada. Muito pouco, mesmo!

Anónimo disse...

E as famílias ciganas que continuam ao relento, à espera que a Autarquia lhes dê uma casa, já que lhes demoliu a que tinham?
Bem sei que eles ocupavam uma casa ocupada ilegalmente; bem sei que dormir ao relento no Verão é menos mau do que no Inverno....
Mas é uma questão de dignidade da pessoa humana.
A autarquia tem casas devolutas, fechadas com taipais, que necessitam de obras, logo ao pé do sítio onde aquelas famílias estão a acampar.
Porque não entregar-lhes essa casa e fazer um acordo, em que eles fazem as obras, perdoando a renda de uns tantos meses?
Não me parece difícil, mas é seguramente difícil para uma cabecinha pouco esperta, como a do vereador responsável por estes assuntos.
Por favor, ganhe esta Cãmara!

Paulo Pedroso disse...

Caro Jorge Rodrigues,

Haverá sempre quem perante algo que o incomoda feche os olhos e insulte o mensageiro. Estou pronto para esse tipo de reacção. Garanto-lhe que não falo de cor e que esta notícia reflecte uma realidade, aliás, bastante mais vasta e lamentável. E olhe que conheço bem o concelho. Talvez haja,pelo contrário quem o julgue conhecer e ignore algumas das coisas que realmente lá se passam, bem como julgue conhecer a Câmara Municipal de Almada, mas se engane redondamente sobre ela. Que cada um julgue por si, mas que esta concepção da política de habitação existe, podem ter acerteza. E eu acho-a lamentável.

Anónimo disse...

Então mas a URSS não é o nosso (deles) sol?

P.

osvaldo castro disse...

Fiz link para Praça Stephens...
Abraço.

zé destro disse...

... de esquerda? hummmmmmmm