21.11.11

Duas ou três comparações entre socialistas de Portugal e Espanha após as eleições de hoje.

Os resultados eleitorais de hoje em Espanha permitem ver ao espelho algo do que se passou e do que se vai passar em Portugal.
Fazendo os socialistas portugueses olhar para trás, a derrota do PSOE com Rubalcaba, apesar da popularidade deste, deve fazer pensar melhor aqueles que têm vindo a defender que o PS poderia não ter perdido as eleições se tivesse concorrido com outro candidato que não o Primeiro-Ministro cessante.
Fazendo os socialistas portugueses e espanhóis olhar para a Grécia e a Itália, o povo espanhol hoje, como o português há  uns meses e o irlandês antes (e o islandês antes ainda) decidiu mudar de Governo e dar condições de governabilidade a novos governantes com legitimidade democrática, evitando o atoleiro tecnoeurocrata em que gregos e italianos se arriscam a cair. Mas também vai ser curioso ver se, olhando para a frente, os socialistas espanhóis vão adoptar perante o novo governo respaldado por maioria absoluta de direita o tom sottovoce, a reverência e complacência da abstenção violenta dos portugueses ou vão adoptar estilo diferente de oposição e qual.

3 comentários:

Jaime Santos disse...

Dado que a Espanha nao foi ainda objecto de um resgate pela UE (e provavelmente e demasiado grande para o ser), Rubacalba ou quem lhe suceder a frente do PSOE tem mais condicoes do que Seguro para fazer uma oposicao pura e dura ao novo governo do PP (se o desejar, claro). No entanto, Seguro assume que divergencias face ao Governo enfraqueceriam a posicao negocial portuguesa perante a 'troika', quando na verdade nao ha qualquer negociacao, porque a coligacao PSD/CDS esta a ir alem da troika... Pedro Lains diz que o orcamento visa transformar Portugal no Chile. Talvez uma comparacao mais precisa e que o Governo (e a troika) esperam que Portugal (e a Grecia) siga o caminho dos paises do Leste Europeu antes da entrada na UE. Estado social para quem o pode pagar (a Alemanha), os outros paises devem ao inves basear a sua Economia em salarios baixos e proteccao social reduzida. As consequencias podem, claro esta, ser gravissimas ao nivel social... E para lutar contra isto que Seguro e o PS se devem preparar...

lima disse...

01- É uma verdade lapalassiana que os resultados eleitorais dependem das caracterÍsticas e da empatia, suscitada pelos líderes nas populações, bem como da ideologia e sua tradução política-programática (dessa ideologia).

02- Está por fazer uma análise circunstanciada da Governação do Partido Socialista, enquanto liderado por José Sócrates, um lider controverso mas popular, que foi.

03- Como está por fazer o estudo da evolução do pensamento dos diversos extratos das populações, bem como da responsabilidade política das várias forças políticas, que ditaram o “sucesso” deste atual Governo.

04- O que me parece preocupante é o “estilo” adotado pela atual Direção do Partido Socialista de contemporização com a destruição do Estado Providência, com o desmantelamento do Estado de Direito e com a preparação de um Estado Musculado, eufemismo de Estado Repressivo.

05- Mas mais preocupante me parece a priorização da discussão dos Estatutos do Partido, em detrimento da discussão da atualização da Declaração de Princípios. Trata-se de uma inversão lógica , mas é sobretudo uma omissão no ajuste da doutrina às novas situações políticas, sociais, económicas e financeiras. Tudo consequência de nova Divisão de Trabalho e de uma nova Divisão Internacional do Trabalho.

06- Esta situação torna-se patente quando a atual Direção do Partido Socialista não aflora nem uma nova Geração de Políticas Sociais nem novos Desenvolvimentos de Políticas Ativas de Emprego.

Boa Tarde.
Boa Semana.
Cordiais e Afáveis Saudaçõs de Muito Apreço

ACÁCIO LIMA

José Gonçalves Cravinho disse...

No meu fraco entender de operário e migrante na Holanda desde 1964 e já velhote(87anos)direi que o PS e o PSD são como dois irmãos gémeos que se guerreiam na disputa da herança da Quinta-Portugal,pois apesar do PS ter o rótulo de socialista e o PSD ter o rótulo de social democrata,tanto um como o outro,quando estão no Governo seguem a Política liberal Ditada por Bruxelas e ambos são apoiantes da Horda mercenária da Nato e de suas guerras de rapina.Mas o PSD
leva vantagem sôbre o PS porque tem a acolitá-lo o CDS/PP da «democracia» cristã onde há muita gente saudosa do Regime clerical-fascista do Estado Novo.
Quanto ao PSOE,pois êste também só tem o rótulo de socialista e o Povo desiludido votou na Direita talvez levado pela figura do Mariano que para mostrar que é popular até usa barba à labrêgo.
Mas não esquecer que a Companhia de Jesus e a Opus Dei téem uma enorme influência entre as massas populares e na Espanha ainda há muitos franquistas.