12.3.13

Turquia e Europa: sinais de um novo impulso na negociação da adesão

O processo de adesão da Turquia à União europeia está politicamente bloqueado há vários anos. A negociação faz-se por capítulos temáticos e mais de uma dúzia estão bloqueados por vetos de Estados-membros.
Se ninguém espera negociações rápidas, não é menos certo que, se não houver progressos, a própria ideia da ligação entre UE e Turquia pode ser posta em causa e há sinais de erosão da causa europeia na sociedade turca.
Mas também há novidades. O levantamento do veto francês à negociação do capítulo sobre política regional e coordenação dos instrumentos estruturais (capítulo 22) é um duplo sinal na direcção correcta. Trata-se de um capítulo importante para a política de coesão sem ser sensível nos aspectos politico-diplomáticos em jogo e sinaliza uma mudança de atitude francesa com a Presidência de Hollande. É muito pouco para se dizer que há um novo impulso na negociação, mas o suficiente para ser valorizado pela parte turca como sinal de progresso nas relações Turquia-UE.

1 comentário:

José Luís Moreira dos Santos disse...

Uma coisa que em política se foi cultivando nos últimos tempos, é que na ordem dos valores e dos princípios o mais teimoso - chamemos-lhe assim - acaba por vencer, basta esperar que entre em ação um personagem com articulações mais bem oleadas. Os Curdos, olha eles,que querem, afinal?
José Luís Moreira dos Santos
Estarreja