23.5.08

Não vemos, não ouvimos e não lemos, podemos ignorar

O governo e o eventual transporte de passageiros para Guantanamo através de Portugal. PS. Este blogue tem comentários moderados e não publicará nunca mensagens ofensivas. Casos há que exigem ponderação, como quando provocadores e difamadores aqui venham. Procurarei ter um critério uniforme: tratarei todos os comentários pelo que intrinsecamente representam. Se os comentários em si forem do domínio da expressão legítima de opiniões, ignorarei sempre o que quem os assina tenha dito ou feito noutros sítios, no momento de decidir publicá-los ou recusá-los. Por isso o blogger que dá pelo nome de Paulo Pedroso e que não sou eu, evidentemente, tem o seu comentário publicado abaixo apesar de possivelmente o ter feito convencido de que eu não o faria e de ser autor de muito lixo que aqui eu nunca publicaria.

6 comentários:

Paulo Pedroso disse...

Durante décadas, não era precisamente isso que "muitos" faziam na Europa Ocidental em relação ao que se passava na Europa de Lesta?

Paulo Pedroso disse...

"o blogger que dá pelo nome de Paulo Pedroso e que não sou eu, evidentemente, tem o seu comentário publicado abaixo apesar de possivelmente o ter feito convencido de que eu não o faria e de ser autor de muito lixo que aqui eu nunca publicaria."

Numa única frase disse muito mais sobre si próprio do que sobre mim.

Em primeiro lugar, nunca me passou pela cabeça que não publicasse o meu comentário. A sua suposição sobre os meus raciocínios revela, no entanto, um patamar intelectual que não costumo frequentar.

De facto, tal como o senhor, sou licenciado em Sociologia. Considero-me uma pessoa inteligente, culta e, acima de tudo, com uma perspectiva aberta, plural e livre do mundo.

A sua afirmação diz, portanto, muito mais sobre si do que sobre mim.

Quanto ao facto de achar que eu produzo lixo, fico surpreso por duas razões:
- a primeira, porque nunca pensei que sua ilustre excelência tivesse conhecimento deste seu quasi-anónimo homónimo; sou agora eu que fico surpreso com a forma como você perde o seu tempo;
- quanto à consideração sobre o lixo que produzo, far-me-á o favor de distinguir o que é do domínio do trabalho sério do que é do domínio do sarcasmo, da ironia, da crítica social ou do simples humor.

O senhor, como figura pública que é, sabe muito bem que está sujeito à crítica social e política, quer goste dela, quer não goste.

Não se preocupe quanto ao meu nick porque ele corresponde ao meu nome. E não tema publicar os meus comentários porque há espaços onde vigora o humor e há espaços para outras coisas. Além do mais, o meu nick aparece claramente identificado através da foto de Robert Mapplethorpe.

Finalmente, registo o facto de nem sequer ter comentado a verdade evidente que eu referi. A sua Esquerda fes, durante décadas, muito mais e muito pior do que o assunto que agora tanto o incomoda.

Durante décadas, toda a sua Esquerda se calou, quando não aplaudiu, o que se passava no bloco soviético.

PS: imputar a produção de lixo aos outros, sem especificar em quê, é, também todo um sinal de carácter pessoal. Digamos que não funcionamos nos mesmos patamares, porque, se eu agisse e pensasse como o senhor, devolvia-lhe a consideração.

Paulo Pedroso disse...

O meu homónimo ficou irritado com o que disse sobre o que, em meu entender, é o lixo que produz. Compreendo-o e mantenho a frase. Diz o meu homónimo que lhe farei "o favor de distinguir o que é do domínio do trabalho sério do que é do domínio do sarcasmo, da ironia, da crítica social ou do simples humor."
Distingo e muito bem. Assim como também o tenho meu próprio conceito de mau gosto e nele cabem muitas coisas que o meu homónimo vem escrevendo. Dirá ele que é humor, responder-lhe-ei uma única vez que rasteiro é, no caso vertente eufemístico e que para ser Alberto Pimenta ou Rui Zinc não basta tentar, é preciso ser capaz.
Quanto ao meu homónimo chega, que continuar seria pura perda de tempo.
Quanto ao que pode interessar, ou seja, o seu comentário, também pouco há a dizer. Se é esse o modo sério que tem de abordar este problema, digo-lhe apenas que estou de acordo. Havia quem na Europa Ocidental não quisesse ver o que se passava na Europa de Leste. Não é o caso da esquerda a que pertenço. Aliás, essa esquerda discordou da revolução soviética desde o primeiro minuto e sempre se bateu pela democracia em todos os azimutes. Dirige-se aos comunistas portugueses? Bateu na porta errada.

Paulo Pedroso disse...

Não se preocupe que, em matéria de mau gosto, jamais estarei à sua "altura".

Talvez deva ter em conta o facto do senhor ter sido o protagonista do espectáculo mais deprimente de toda a história da democracia portuguesa, ao ter sido recebido como um "herói" no Parlamento português, encontrando-se na qualidade de arguido num processo de abuso sexual de menores.

E logo pelos mesmos que tinham exigido aos gritos a demissão de um ministro por causa de um processo sobre uma universidade, processo esse onde ele era uma mera testemunha.

Para o senhor dizer que eu produzo lixo é porque o senhor já leu as minhas intervenções. Parece, pois, que o senhor tem o estranho hábito de frequentar "lixeiras". Gostos não se discutem, diz a sabedoria popular.

Parece, pois, bem evidente, que a haver alguém que tenha ficado irritado, esse alguém é você e não eu.

Tenha em conta, já agora, que quando frequentava assiduamente os fóruns do Expresso Online, muitas vezes defendi o direito à presunção de inocência, quando muitos já pediam a sua cabeça numa bandeja.

E, uma vez mais, dispenso-me de comentar considerações gerais não concretizadas porque esse é e será sempre o refúgio dos intelectualmente pobres. Eu não faço o mesmo. Quando tenho algo a criticar, faço-o frontalmente e concretizo. Não me fico por banalidades nem por frases de balofa circunstância.

Nuno Castelo-Branco disse...

Se o governo actual se sente "tão incomodado" com o que se passa em Guantanamo, faça uma séria advertência aos EUA e tome medidas quanto à base das Lajes. Isso seria a prova de que tudo não passa de simples fogo de vista. Mas a realidade é esta: temos uma aliança para sempre com a Inglaterra - enquanto Portugal quiser ser independente - e com o seu lógico estado sucessor, os EUA. E quanto a isso, nada poderão fazer. Mesmo ao lado de Guantánamo, existe um país onde se fazem tropelias bem piores sobre um povo inteiro, mas isso não impede os bem pensantes de "esquerda" de condescenderem com o que por lá ocorre . E até lá vão de férias todos os anos...
Poderá parecer-lhe brutal, mas digo-lhe que me é totalmente indiferente o aperto que gente assumida e orgulhosamente terrorista ande a passar. pelo contrário, os EUA deviam até contar com a colaboração de todos.

Klatuu o embuçado disse...

Caso lhe interesse, tenho quase a certeza de que o «homónimo» é o autor deste post.

Os dados pessoais que o mesmo fornece são reais. O cavalheiro tem muitos avatares, todos «brilhantes».

P. S. A seguir a «colaboro em diversos blogues» o rapaz tinha links para os blogues «cultos», que foram retirados pela Direcção do blogue, após queixa.