6.3.10

Um inequívoco sinal de fraqueza dos sindicatos da administração pública.

A recusa liminar por parte de todos os sindicatos da função pública de uma proposta de monitorização conjunta dos indicadores de adesão às greves é um inequívoco sinal de fraqueza
O campeonato dos números de grevistas é ridículo e descredibilizador de ambas as partes. Quando, na mesma greve, uma parte diz que as adesões estão abaixo dos 20% e a outra as coloca  acima dos 80%, não há discrepâncias metodológicas que expliquem a diferença. Uma das partes, por ter sido enganada ou por querer enganar, não está a falar verdade.
O Governo deu um sinal correcto de ter vontade de haver transparência nos índices de adesão às greves o que lhe confere o direito à presunção de que procura divulgar os factos com verdade. Já os sindicatos, deixaram-se colocar numa posição que nos dá a legítima suspeita de que tentam manipular os números.
Isso é bom para o sindicalismo? Acho que não. Já há demasiada gente convencida de que os sindicatos portugueses vivem de jogos de espelhos e reivindicam representatividades e fidelidades que efectivamente só têm parcialmente para que o desinteresse pela medição comum das greves possa ser entendido como coisa diferente do medo da verdade.

2 comentários:

MFerrer disse...

Tem toda a razão. Claro que pode também dizer-se que estes sindicatos estão algures no sec. XIX e que não lhes convém cotejos com a realidade...
Mas todavia ninguém pode impedir o Governo de criar um observatório independente para a avaliação (palavra maldita, desculpe!) da assiduidade em dia de greves nacionais, a funcionar junto da CNE, por exemplo, não é?
Logo se verificava quem manipula.

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Paulo,

Muito bem observado...Fiz link para " A Carta a Garcia".
Abraço.
OC