24.9.10

A guerra colonial existiu

A guerra colonial existiu e foi mesmo uma guerra como se pode ver nos vídeos que eu (encaminhado por um amigo) e Joana Lopes pudemos encontrar no Instituto Nacional do Audiovisual de França.

1 comentário:

Paulo Chinguila disse...

Caro Paulo, parece-me que a sua abordagem ao colonialismo é muito redutora e politicamente correcta, e não contribui para fazer luz sobre a realidade histórica, para fazer a história de Moçambique não podemos ouvir apenas Chissano, não é credível quem omite milhares de anos, como se moçambique tivesse começado com Gungunhana, aliás em Angola faz-se o mesmo, parece que tudo comelou na rainha Ginga.
...a história é o que é, Angola conquistou a independência, aos portugueses tal como estes conquistaram a sua a Castela e aos Mouros. A história de Angola e de Moçambique é conhecida e não se inicia nem em Gungunhana nem na rainha Ginga, O povo banto, originário de uma região situada no que seria hoje a fronteira entre os Camarões e a Nigéria, estendeu-se pela selva equatorial. Em contacto com os povos pastores nilóticos da região dos lagos, os bantos recém-chegados mudaram radicalmente seu modo de vida e também se transformaram em pastores. Ao continuarem a expansão para o sul, foram expulsando os bosquímanos. Os verdadeiros Moçambicanos e Angolanos eram os Vátuas e os Khoisans,que foram chacinados pelos Bantos, estes chegaram um pouco antes dos Portugueses, e são tão colonisadores como estes foram. É nossa responsabilidade não reescrever a história, mas sim transmiti-la aos jovens com autenticidade.

Paulo Chunguila
cidadão luso/moçambicano