O Programa Alimentar Mundial chamou-lhe uma história de sucesso. Cabo Verde deu mais um passo na sua luta pelo desenvolvimento social. É desde hoje o primeiro país da África Ocidental a assumir plena responsabilidade pelo programa de apoio alimentar nas escolas, após três décadas de dependência do Programa Alimentar Mundial.
Convém recordar a quem pense que este é um sucesso menor, que o combate à malnutrição infantil é um dos grandes problems dos países menos desenvolvidos e que esta é um dos grandes obstáculos ao seu desenvolvimento humano de longo prazo.
É mais um passo, mas tendo estado recentemente em Timor Leste, pensei muitas vezes em Cabo Verde. Se Timor souber seguir por uma via com o mesmo sucesso e não se deixar embebedar pelo petróleo pode ainda ser o caso de sucesso da sua região.
2 comentários:
Cabo Verde é, de facto, um exemplo de sucesso. Tem um regime democrático consolidado. Tem havido alternância de partidos no poder. É, com certeza, um exemplo para África. Com a assunção da responsabilidade plena pelo apoio alimentar nas escolas, a nação caboverdiana sobe mais o nível qualitativo da sua democracia. Parabéns e que continue nessa via!
Um marco, sem dúvidas. O Ocidente devia se preocupar com esses casos de sucesso africano como Cabo Verde, Maurícia e Seychelles. São pequenos, não dão manchetes mas são oásis da boa governança.
Enviar um comentário