27.11.12

O que a troika (ce)deu à Grécia. O que Portugal devia andar a procurar.


Claude Juncker diz que as novas condições acordadas entre a troika e a Grécia também se aplicarão a Portugal e à Irlanda. É uma boa notícia. Oxalá, um destes dias, o governo irlandês tente melhorar também as condições do seu país e a troika e Juncker se revelem de novo amigos de Portugal. Porque o governo português está mais empenhado em ser mais troikista que pelo menos um terço da troika.
Para registo, saiba-se o que prometeu hoje o Eurogrupo à Grécia:


Enfim, um conjunto de ninharias que resultam de uma renegociação dura e que o governo português tem repetidamente considerado que país pobre mas honradinho não deve procurar, mas - bom tuga - não vai atirar fora quando resulta da negociação dos outros.
Já só Passos Coelho, Gaspar e talvez o BCE que fez a ideologia do nosso Ministro das Finanças acreditam na receita austeritária sem moderação cuja votação hoje impuseram ao PSD e ao CDS na Assembleia da República.

(texto reformulado e republicado sobre post anterior)

1 comentário:

J Sotto Mayor disse...

Penso que devemos refletir na alteração comportamental ocorrida nos últimos dias, quer no 1º Ministro, quer no Prof. Gaspar,verificada durante o debate do "Orçamento Plurianual da UE" e durante o Congresso da Madeira, do PSD e, hoje, na AR; revelaram, a meu ver - dado que os acompanho atentamente -, uma postura do "para vida e para a morte" e do "antes partir que quebrar" em torno do "custe o que custar na defesa das suas políticas e do aguentam, aguentam"; só a luta de masssas porá cobro a esta loucura.
Sotto Mayor