7.9.10

Cabo Verde assume responsabilidade plena pelo apoio alimentar nas escolas.

O Programa Alimentar Mundial chamou-lhe uma história de sucesso. Cabo Verde deu mais um passo na sua luta pelo desenvolvimento social. É desde hoje o primeiro país da África Ocidental a assumir plena responsabilidade pelo programa de apoio alimentar nas escolas, após três décadas de dependência do Programa Alimentar Mundial.
Convém recordar a quem pense que este é um sucesso menor, que o combate à malnutrição infantil é um dos grandes problems dos países menos desenvolvidos e que esta é um dos grandes obstáculos ao seu desenvolvimento humano de longo prazo.
É mais um passo, mas tendo estado recentemente em Timor Leste, pensei muitas vezes em Cabo Verde. Se Timor souber seguir por uma via com o mesmo sucesso e não se deixar embebedar pelo petróleo pode ainda ser o caso de sucesso da sua região.

2 comentários:

Francisco Tavares disse...

Cabo Verde é, de facto, um exemplo de sucesso. Tem um regime democrático consolidado. Tem havido alternância de partidos no poder. É, com certeza, um exemplo para África. Com a assunção da responsabilidade plena pelo apoio alimentar nas escolas, a nação caboverdiana sobe mais o nível qualitativo da sua democracia. Parabéns e que continue nessa via!

Amílcar Tavares disse...

Um marco, sem dúvidas. O Ocidente devia se preocupar com esses casos de sucesso africano como Cabo Verde, Maurícia e Seychelles. São pequenos, não dão manchetes mas são oásis da boa governança.