15.11.12

Para desbloquear a esquerda. Um bom contributo do PS.

João Ribeiro aborda os pontos fulcrais do desbloqueio da esquerda portuguesa. Sendo o autor quem é, o BE nunca mais pode dizer que não houve lista de pontos para diálogo. E é uma boa lista, para além de ser a primeira vez que um representante da direcção do PS enuncia claramente um conjunto de questões em que está aberto a uma evolução conjunta de posições:

Não é nada difícil desbloquear entendimentos à esquerda. Bastaria que o Bloco de Esquerda (BE) não estivesse obcecado por crescer eleitoralmente à custa de um PS enraizado na sociedade portuguesa e que, também por isso, representa muito mais que manifestos e elites. Bastaria que o BE renunciasse a qualificar a União Europeia como sistema autoritário, para que o PS avançasse na sua agenda já muito reformista em matéria europeia. Bastaria que o BE abandonasse a ideia radical de saída imediata da NATO, para que o PS discutisse criticamente a sua reforma e o papel de Portugal na aliança atlântica. Bastaria que o BE tivesse o bom senso de recuar no desejo de nacionalização total da banca, das telecomunicações e da energia (aprovado na Convenção e, curiosamente, ignorado por jornalistas e comentadores), para que o PS admitisse um reforço significativo dos instrumentos de regulação, aceitasse uma maior intervenção do Estado através da Caixa Geral de Depósitos e reconhecesse que errou ao admitir a privatização da REN. Mas reduziram tudo ao rasgar de um memorando de entendimento que o país foi forçado a assinar, também em boa medida, por responsabilidade do BE.

O artigo, na íntegra, está no i e é um sinal ao contrário da tendência que receio e referi no meu post anterior. Oxalá vingue.

2 comentários:

z. disse...

exactamente...as boas propostas do PS (não sei se o autor é porta voz oficial, qu'importa?) são todas o que bastaria o BE não ser -esclareço, nem me dei ao trabalho de ver o texto original. Afinal, o PS só reconheceria que errou se o BE fizer alguma coisa, senão o erro não o é ...esclarecido. Já agora, encontrou o nadador salvador? fica-lhe mal omitir o que não agrada. ah, não sou do BE, não procure, sou eu, apenas

Paulo Pedroso disse...

Car@ z,
Encontrei o nadador-salvador, apontei o erro aos meus colegas e apaguei o post, que não fazia sentdo. Agradeço o esclarecimento. Não pretendi omitir nada, apenas não manter um erro online. Agradeço o esclarecimento.
Quanto ao PS e ao BE, faz mal em não ler o que o PS diz. Faz sempre mal não ler os textos originais.