9.5.09
Os amigos europeus do PSD não são os mais óbvios
No dia da Europa, Carlos Santos foi ao EU Profiler ver que partidos se parecem mais com o PSD e com o PS. O que concluiu é elucidativo:
É por demais significativo que todos os partidos mais próximos do PSD (com excepção do CDS) sejam partidos oriundos de democracias jovens e imaturas, de leste europeu, com no máximo 15 anos de plena vivência pacífica e democrática. De acordo com a sua cartilha ideológica o PSD, que se diz reformista e humanista, e que Sá Carneiro queria que fosse social democrata, republicano e laico, surge colado a forças conservadoras, ou de pendor democrata cristão (como é comum no PPE) ou de pendor nacionalista! Entre os camponeses da lituânia e os nacionalistas croatas com slogans fascistas, a companhia em que o partido anda diz muito do seu estado corrente.
Para concluir, importa dizer que este problema não se verifica no Partido Socialista. Repetindo o mesmo exercício, os partidos mais próximos são os socialistas gregos do PASOK, os sociais democratas polacos, Partido Socialista e Trabalhista do Luxemburgo, o Partido Socialista Suiço, e o Partido Socialista Operátio Espanhol (PSOE).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário