1.5.09

Sobre a agressão a Vital Moreira no 1º de Maio da CGTP (revisto)

"Não assisti aos factos, não tenho informações suficientes", assim acaba de comentar Jerónimo de Sousa a agressão e os insultos a Vital Moreira na manifestação da CGTP. Ao contrário de Carvalho da Silva que, tentando desculpar, não deixou de lamentar os factos, embora os classificasse como "excessos". Da CGTP, só Carlos Trindade deu a cara para pedir desculpa pelo sucedido. Contudo, Carvalho da Silva acaba mesmo de recomendar ao PS que a campanha "seja cuidadosa". Trinta e cinco anos depois de Abril, gestos como o dos militantes da CGTP e palavras como as do Secretário-Geral do PCP são inaceitáveis numa democracia sã. O ódio de certos militantes comunistas ao PS não pode justificar tudo. Para além de outras reflexões, o PS deve agora deixar inequivocamente claro que não tolera nem desculpa tal falta de respeito democrático. Nesse gesto, aliás, estou seguro que será seguido por todos os democratas. A coisa só não é preocupante porque Vital Moreira não é homem de ter medo e vivemos numa democracia do século XXI. E a agressão só diminui quem a praticou e quem a desculpar, ao passo que engrandece as suas vítimas. (publicado também no Canhoto) PS. Entre os que acirravam os ânimos, esta tarde, não estavam só anónimos. Como já se interrogou o Pedro, que dizer desta atoarda do deputado Miguel Tiago? PS2. A Minda enviou-me um comentário, que já publiquei, por referir na versão original do texto o silêncio do BE. Á hora a que escrevi, a reportagem que vi não referia Miguel Portas ou o BE. O comentário fica publicado e o texto vai ser corrigido, pelo que quem ler o comentário de Minda fica a saber que ele se reporta a uma versão do texto que foi corrigida entretanto. PS3. Recebi ainda, por mail, este comentário: Nada me admira o comportamento dos stalinistas de serviço.Isto vem dos inícios do movimento comunista;os partidos socialistas e sociais democratas são os inimigos a abater antes de tudo o mais. Nos anos 20 na Alemanha deu os resultados conhecidos; depois na guerra de Espanha e nos vários frentismos em que partidos socialistas alinharam para serem sacrificados a seguir e um dos últimos episódios é o verão quente de 1975 em Portugal.Os fins justificam tudo a começar por abater a esquerda democrática. Este foi apenas um fait divers mas útil para se verificar que nada mudou naquelas cabeças...!

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

Os dirigentes da CGTP, são os principais culpados por esta barbara agressão. Depois de alguns dos seus sindicalistas de serviço, andarem pelo país a fazer marcação serrada e a insultar o PM, isto já não me deveria surpreender.
Eles transformaram-se nos donos de Abril e Maio, graças a Novembro não ficaram proprietários vitalícios do País.
Não esqueço as manifestações à porta da sede nacional do PS, tentando condicionar os participantes numa reunião partidária. O DESRESPEITO PELA LIBERDADE DE OPINIÃO ESTÁ-LHES NO CÓDIGO GENÉTICO.

Minda disse...

Também sou de opinião que este incidente é um acontecimento que envergonha a nossa Democracia. Sobre isto já escrevi no meu blogue, por isso não vou aqui repetir o que lá disse.

E considero que a CGTP deveria pedir desculpas ao Dr. Vital Moreira (não ao PS).

Todavia, confesso que fiquei surpreendida com o seu comentário sobre as intensões do BE em ir apresentar cumprimentos à CGTP.

Até porque Miguel Portas no mesmo video da RTP onde falam os cabeças de lista do PSD e do CDS às eleições europeias afirma, taxativamente que: ..."é inteiramente inaceitável e revelador de um grande sectarismo o uso de atitudes de violência física" referindo-se às agressões de que Vital Moreira foi alvo.

E acho estranho que, tendo ele prestado declarações aos jornalistas depois de Paulo Rangel e antes de Nuno Melo, o Paulo Pedroso não o tenha ouvido.

Perdoe-me a sinceridade, mas não acho correcta essa sua postura.